A 24 Horas de Le Mans, prova de longa duração mais famosa do mundo, completa hoje 90 anos. Em 26 de maio de 1923, era dada a largada para a primeira edição da corrida francesa, que terminou no dia seguinte.
(Confira a fan page do Jornal do Carro no Facebook:https://www.facebook.com/JornaldoCarro)
A prova inaugural começou às 16 horas e teve vitória da dupla André Lagache e René Léonard, no circuito de La Sarthe – mesmo local onde a corrida ocorre até hoje.
A edição de 2013 será em 22 e 23 de junho, com largada programada para as 15 horas, no horário francês – 10 horas de Brasília. O Brasil contará com dois representantes, Lucas Di Grassi e Bruno Senna. Os ex-pilotos de Fórmula 1 vão disputar a corrida pelas equipes Audi e Aston Martin, respectivamente.
Di Grassi vai competir com o híbrido Audi R18 e-tron quattro na principal categoria, LMP1, que reúne os protótipos mais potentes da competição. O sobrinho do tricampeão Ayrton Senna correrá na LM GTE Pro, voltada a modelos de turismo, com um Vantage V8.
O R18 e-tron traz motor turbodiesel 3.7 V6 com mais de 490 cv (a Audi não divulga o número oficial) associado a um propulsor elétrico que utiliza as frenagens para gerar energia e move o eixo dianteiro.
A principal concorrente da Audi, atual campeã, é a Toyota. A marca participa com o protótipo TS 030, híbrido com um 3.4 V8 a gasolina de 530 cv combinado a propulsor elétrico, que dá ao carro cerca de 300 cv extras por alguns minutos.
RECONHECIMENTO
Os pilotos que venceram a prova ao menos quatro vezes serão homenageados este ano. Tom Kristensen, Jacky Ickx, Derek Bell, Frank Biela, Emanuele Pirro, Yannick Dalmas e Henri Pescarolo entrarão para o Hall da Fama da 24 Horas de Le Mans.