O Kartódromo Granja Viana vai receber, nos dias 4 e 5 de maio, a quarta etapa da Copa São Paulo de Kart 2018. A competição servirá de testes para o Brasileiro de Kart, principal campeonato da categoria no País, que ocorre entre os dias 9 e 21 de julho.
Antes das baterias, haverá as tomadas de tempo, que começam às 16h desta sexta-feira (4). A primeira categoria em ação será a Mirim, seguida pela Cadete, Jr Menor, Junior e Graduados.
A Fórmula 4 Junior será a última a entrar no traçado de 1.015 metros para tomada de tempo, às 16h50. Logo em seguida, a categoria fará a primeira bateria do final de semana. Na sequência, ocorrem as demais disputas, a partir das 17h20.
SÁBADO
A programação de sábado começa às 8h com a segunda prova de cada categoria, da Mirim até a Graduados (9h30).
Às 9h55, entram em ação outras categorias para tomada de tempo. São elas a Rok Cup Executive, a Rotax Micro Max, a Shifter, a Rotax Mini Max, a Senior, a Rotax Jr Max e a Super Fórmula 4. As primeiras provas desses grupos começam às 11h15 e vão até às 13h55. Já a segunda bateria acontece de 14h15 às 16h40.
Em seguida, às 17h, entram na pista as categorias Novatos, Rotax DD2/ Masters, Sixspeed e Rotax Max/ Masters. Estas fazem a primeira bateria a partir 17h40 e a segunda das 19h20 até às 20h25.
PRO-500
A Pro-500 é a última a concorrer nesta etapa da Copa São Paulo de Kart. Com a etapa classificatória às 19h10, antes da segunda bateria da Novatos. Por fim, a corrida final do torneio é a prova única da Pro-500, com duração de 1h20 e largada às 20h50.
VEJA TAMBÉM: OS CARROS DA FÓRMULA 1 PARA A TEMPORADA 2018
Os carros da Fórmula 1 para a temporada 2018
Todas as equipes da Fórmula 1 apresentaram seus novos carros para a temporada de 2018, que começa no dia 25 de março. A principal categoria do automobilismo mundial conta com algumas mudanças importantes no regulamento. Foram proibidas as barbatanas de tubarão nas tampas dos motores, as asas em T e as suspensões inteligentes. Além disso, o Halo passa a ser obrigatório para a proteção da cabeça dos pilotos.
Agora, os pilotos têm à disposição três motores para a temporada, em vez de quatro, e mais duas opções de pneus, o "hipermacio" e o "superduro".
Ferrari SF71H
A Ferrari resgatou a pintura predominantemente vermelha e em tom mais forte de 2009. Com o fim do patrocínio do banco espanhol Santander, as asas traseira e dianteira deixam de ser brancas. O carro tem uma distância entre eixos maior que o anterior e traseira mais estreita, facilitando o fluxo de ar para ajudar na aderência. O SF71H será pilotado por Sebastian Vettel e Kimi Räikkönen.
Mercedes AMG F1 W09 EQ Power+
Campeã dos últimos quatro campeonatos de pilotos e de construtores, a Mercedes mantém praticamente todas as características do carro da temporada passada. As mudanças ficam por conta das exigências da FIA, como a inclusão do halo e a ausência da barbatana e da asa T. O tetracampeão Lewis Hamilton e o finlândes Valtteri Bottas são os pilotos.
McLaren MCL33
Com o fim da parceria com a Honda, a McLaren passa a utilizar motores da Renault. Além disso, a mudança mais óbvia está na cor do carro, predominantemente laranja (tom usado pela escuderia há 50 anos), com detalhes em azul. O belga Stoffel Vandoorne e o espanhol Fernando Alonso são os pilotos da equipe.
Red Bull RB14
O novo modelo da Red Bull traz poucas mudanças, além das obrigatórias. O RB14 dá mais destaque para a Aston Martin, que virou a principal patrocinadora da equipe, e será impulsionado por um motor Renault V6 híbrido. Os pilotos são Daniel Ricciardo e Max Verstappen.
Haas VF-18
Primeiro carro a ser revelado para a temporada, o VF-18 da Haas precisou de modificações no chassi para a inclusão do halo obrigatório e a saída da barbatana de tubarão. O veículo também está menos cinza e mais branco em comparação com o VF-17, usado no ano passado pela equipe. Os pilotos são Romain Grosjean e Kevin Magnussen.
Force India VJM11
Com o bom desempenho da temporada passada, quando terminou com a quarta posição no campeonato de construtores, a Force India não realizou grandes alterações no carro desse ano, além das obrigatórias pelo regulamento. O VJM11 vem com o mesmo tom de rosa, apenas um pouco mais brilhante, e será pilotado pelo francês Esteban Ocon e pelo mexicano Sergio Perez.
Renault R.S.18
Além do halo, a principal diferença com relação ao último carro é o redesenho da carenagem do motor, para se adequar às novas regras. O R.S.18 mantém as cores preta e amarela do modelo anterior. Os pilotos da Renault são Nico Hulkenberg e Carlos Sainz.
Sauber C37
Última colocada no campeonato de construtores em 2017, a Sauber vem com uma perspectiva melhor para esta temporada. Estampando a parceria com a Alfa Romeo, o C37 tem motor Ferrari atualizado e design modificado de acordo com o novo regulamento. A equipe correrá com Marcus Ericsson e Charles Leclerc.
Toro Rosso STR13
A maior novidade da Toro Rosso para esta temporada é o motor Honda, que substituirá a Renault como fornecedora da equipe. A pintura do STR13 é bem parecida com a do modelo do ano passado. O francês Pierre Gasly e o neozelandês Brendon Hartley são os pilotos da equipe.
Williams FW41
Por fim, a Williams aposta em um sistema aerodinâmico atualizado para ser mais competitiva nesta temporada. A maior mudança perceptível está no novo halo obrigatório. A pintura é basicamente a mesma, mas agora com uma base preta sobre o assoalho. O carro será guiado pelo canadense Lance Stroll e o russo Sergey Sirotkin.