Não é de hoje que a Nissan enfrenta uma crise global. Na última semana, o CEO da empresa, Makoto Uchida, renunciou ao cargo após o tão aguardado acordo de fusão com a Honda ter fracassado. Isso porque a expectativa era de que a joint venture salvasse a montadora de seus problemas financeiros.
De acordo com fontes, a Nissan teria cerca de um ano de sobrevivência do jeito que está. Desse modo, precisa cortar custos e ao mesmo tempo manter uma produção suficiente – de carros com apelo ao consumidor – para poder levantar dinheiro.
A operação brasileira, por sua vez, não parece fazer parte dessa situação pela qual passa a Nissan. Como ocorreu com a Volkswagen e o dieselgate ou o atual cenário internacional, com a queda das vendas de elétricos na Europa, nos quais o Brasil não foi afetado diretamente. Pelo contrário, por aqui a fabricante anunciou investimentos de R$ 2,8 bilhões para fazer a nova geração do Kicks e um modelo inédito no País.
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Como é de praxe, países com mercados prósperos costumam enviar recursos para a matriz, ajudando a equilibrar as contas. Com esse pensamento em mente, reunimos cinco carros que não estão disponíveis aqui que poderiam fazer sucesso no nosso mercado. Dessa forma, a filial brasileira poderia dar uma forcinha extra nas finanças da marca japonesa até que a empresa se recupere.
5 carros que a Nissan poderia vender no Brasil

X-Trail
Concorrente de Jeep Compass ou Chevrolet Equinox, o X-Trail já até apareceu em testes no Brasil. A ideia é posicioná-lo acima do Kicks. Como o SUV de entrada até agora não estreou o prometido sistema híbrido e-Power, o modelo poderia ser o primeiro carro da Nissan a receber a tecnologia por aqui. Seu motor 1.5 turbo se une a dois elétricos para entregar 213 cv de potência e 25,5 mkgf de torque combinados.
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Ariya
Com o crescimento de carros elétricos puxado pelos chineses, a Nissan poderia fazer uma nova tentativa de trazer um modelo do segmento após o Leaf não engrenar por aqui. Como a preferência pelos SUVs é escancarada, o Ariya poderia ser uma opção capaz de agradar os consumidores brasileiros. Cheio de tecnologia e conectividade, o veículo tem motor de até 389 cv e 61,1 mkgf, dependendo da versão.

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Pathfinder
Objeto de desejo nos anos 1990, o Pathfinder foi vendido no Brasil até 2010. Com capacidade para oito ocupantes, poderia fazer um retorno triunfal na atual geração para concorrer com SUVs como Jeep Commander nas versões de topo ou Hyundai Palisade, por exemplo. Seu motor 3.5 V6 entrega 284 cv e 35,8 mkgf.

Titan
Com o sucesso das picapes grandes por aqui, a montadora poderia trazer a Titan ao mercado brasileiro para concorrer com Ford F-150, Chevrolet Silverado e Ram 1500, por exemplo. A caminhonete traz motor 5.6 V8 de 400 cv e 57,1 mkgf, além de uma série de tecnologias e equipamentos compatíveis com o que as rivais oferecem.
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Nissan Z
Em vez de trazer o GT-R, um modelo caro e de nicho, o cupê esportivo Z poderia ser uma opção mais em conta, já que há poucas opções desse segmento no País. Vendido nos EUA por a partir de US$ 43 mil, ou cerca de R$ 250 mil na conversão direta, o carrinho entrega boa performance graças ao motor biturbo de 400 cv e 48,4 mkgf que pode receber até uma preparação da Nismo, divisão esportiva da marca.
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