Você já viu aqui no Jornal do Carro os SUVs que vão agitar o mercado em 2025. Agora chega a vez dos 5 carros de luxo que as marcas premium vão trazer ao Brasil no próximo ano. Audi, Mercedes-Benz, BMW, Porsche e Volvo preparam novidades interessantes. De utilitários a cupês, o Jornal do Carro revela agora alguns carros que chegarão ano que vem para enfeitar ainda mais as ruas brasileiras. Confira a lista!
Audi Q5
A marca alemã prepara uma ofensiva de 20 novidades globais até 2026. E muita delas chegarão ao Brasil, como a nova geração do Q5. Usando a linguagem de design do recém-lançado Q6 e-tron, o rival de BMW X3 e Mercedes-Benz GLC tem design moderno e tecnológico, com faróis Matrix LED de formato mais afilado, grade remodelada e lanternas de OLED por toda a extensão da traseira e que podem ter o arranjo interno personalizado.
Já a gama de motores é toda eletrificada. As versões de entrada trazem o sistema híbrido leve (MHEV) ao motor 2.0 turbo, que tem 204 cv, e pode ser gasolina ou diesel na Europa. No caso da versão esportiva SQ5, entra o V6 3.0 turbo de 367 cv. A Audi ainda não detalhou a versão híbrida plug-in, que deve ser a escolhida para o Brasil. Mas a marca alemã diz que a configuração terá mais de 300 cv e com autonomia elétrica perto de 100 km (atualmente é na casa dos 60 km).
BMW X3
Antecipada pelo conceito Vision Neue Klasse X, a nova geração do BMW X3 com muito luxo já está confirmada no Brasil. O SUV aterrissa ano que vem com visual repaginado, mas ainda lembrando seu antecessor, principalmente no desenho das lanternas. Na dianteira, há novos faróis e a famosa grande que pode ter o o contorno iluminado, como já acontecesse em outros modelos recentes da marca.
Destaque para a versão M50 xDrive, que tem motor seis cilindros em linha 3.0 turbo com sistema micro-híbrido de 48 volts. São 398 cv e zero a 100 km/h em 4,6 segundos. Há ainda a opção híbrida plug-in 30e xDrive, com 299 cv e capaz de rodar até 90 km no modo elétrico. Por fim, a configuração de entrada, X3 20 xDrive, tem motor quatro cilindros MHEV com 208 cv.
Mercedes-AMG GT: luxo e esportividade
A segunda geração do cupê esportivo vai desembarcar por aqui de olho no Porsche 911. O desenho é uma espécie de versão moderna do antecessor, já que ambos são bem parecidos: carro curto e capô longo. Uma diferença é que a versão híbrida plug-in tem um bocal de carregamento logo abaixo da lanterna esquerda.
Falando em motorização, o AMG GT tem uma gama variada A marca alemã, inclusive, ousou e colocou um motor 2.0 turbo híbrido leve no esportivo na versão 43, com 416, 51 mkgf e tração traseira. Já nas 55 e 63, o motor V8 4.0 biturbo fornece 475 cv e 71,4 mkgf (com zero a 100 km/h em 3,8 s) e 585 cv e 81,5 mkfg (zero a 100 km/h em 3,1 s), respectivamente. O extremo luxo, no entanto, é a S E Performance híbrida plug-in com nada menos que 816 cv, que atinge 100 km/h em 2,8 s — tempo de 911 Turbo S. Resta saber qual das opções chegará ao país em 2025.
Porsche 911 GTS
A Porsche, decerto, se mexeu contra os competidores. O Porsche 911 T-Hybrid, inclusive, já está em pré-venda no Brasil, mas as primeiras unidades só chegam no 1° trimestre do ano que vem. O primeiro 911 híbrido da história é exclusivo na versão GTS com carrocerias cupê e conversível. Ambas tem preço inicial de mais de R$ 1 milhão por aqui. Ou, R$ 1.127.000 e R$ 1.174.000, respectivamente, para ser mais exato.
O sistema T-Hybrid é um luxo à parte: tem motor elétrico colocado entre o compressor e o rotor da turbina, que acelera instantaneamente o turbocompressor, assim cria imediatamente pressão de sobrealimentação e tem a função de diminuir o chamado turbolag. Outra unidade elétrica está acoplada à transmissão PDK de oito marchas. A função é ajudar o motor boxer turbinado de agora 3,6 litros. O apoio vem em forma de números: 541 cv e 66,2 mkgf – 54 cv e 15,3 mkgf extras. O novo 911 GTS consegue chegar aos 100 k/h em 3 segundos cravados.
Volvo EX90
O EX90 atrasou, mas vai fazer sua estreia no Brasil em 2025. E o novo SUV elétrico será o carro mais cara marca sueca no Brasil — estima-se um preço acima de R$ 700.000. Com dois motores elétricos, o utilitário grade de sete lugares tem o equivalente a 524 cv de potência e mais de 90 mkgf de torque. O zero a 100 km/h impressiona: 4,9 segundos.
As baterias de 111 kWh, por outro lado, geram uma autonomia de 600 km (WLTP), mas, quando chegar por aqui, este número deve ficar em cerca de 450 km na homologação do Inmetro. Nada mal para um SUV de 2,5 toneladas. Ademais, o EX90 ainda virá com uma série de tecnologias, LiDar, radares, sensores e um “cérebro” digital que é capaz de fazer o carro “aprender” ao longo do tempo e ter atualizações pela nuvem.
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