Rival de Mercedes CLS 63 AMG, BMW M6 e Porsche Panamera, o Audi RS7 ganhou força extra para se manter nessa briga. O modelo renovado chega ao está disponível no Brasil apenas na versão Performance, com 45 cv a mais que a convencional, disponível até então. Por R$ 728.990, o cupê de quatro portas agora dispõe de 605 cv, entregues pelo motor 4.0 V8 biturbo.
Para alcançar essa potência, o vê-oito recebeu melhorias no turbo e intercooler. O torque é de 71,4 mkgf, mas, no modo de condução Dynamic, o mais esportivo, chega a 76,3 mkgf, sempre a partir das 1.750 rpm.
O resultado é quase um susto quando se pisa fundo no acelerador. O RS7 ganha velocidade com brutalidade, deixando os outros carros distantes no espelho retrovisor. O câmbio automático de oito marchas, que não mudou, cumpre bem sua missão, possibilitando trocas rápidas, sem limitar o potencial do propulsor.
Com tanta força, escapadas de traseira e dianteira seriam óbvias – até desejáveis, para quem gosta de esportividade de raiz e tem prazer em controlar carros ariscos. Mas há inúmeros recursos eletrônicos que ajudam a manter o Audi na linha.
A tração 4×4 é permanente, distribuída entre os dois eixos conforme a demanda. O RS7 traz ainda o controle dinâmico da suspensão, que atua em conjunto com o sistema de tração para melhorar a estabilidade e dar mais segurança em curvas.
Outro sistema eletrônico de auxílio é a direção dinâmica, que compensa erros do motorista em manobras mais bruscas. Esse recurso também deixa as respostas do sistema mais diretas e auxilia nas manobras de estacionamento.
A direção fica mais dura no modo esportivo, Dynamic, que atua também para manter o giro do motor mais alto, sempre no ponto ideal para retomadas rápidas de velocidade. De acordo com dados da Audi, o RS7 Performance pode acelerar de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos – dois milésimos de segundo a menos que o modelo anterior. A velocidade máxima foi mantida em 305 km/h.
O modo Dynamic – há ainda o normal, o confortável e o personalizável, que permite dar configurações diferentes aos recursos cujos comportamentos são alterados (motor, suspensão, câmbio e direção) – deixa também o sistema de suspensão muito duro, para aprimorar ainda mais o desempenho em curvas.
O problema é que, com essa opção ativada, o carro pula demais, perdendo boa parte da capacidade de neutralização de impactos contra o solo. Na Rodovia dos Bandeirantes, que tem piso bom, não deu para rodar muito tempo no modo Dynamic, tamanho o desconforto sentido pelo motorista e passageiros.
Entre os pontos negativos desse Audi está a lista de itens de série. Não há recursos como leitor de faixas, aviso de ponto cego e controlador de velocidade de cruzeiro adaptativo. Esses sistemas estão disponíveis no RS7 vendido na Europa, mas, segundo informações da Audi, o brasileiro não os procura nas concessionárias. Ainda assim, tecnologia de ponta nunca é demais em carros dessa faixa de preço.
Por dentro. De série o RS tem revestimento de couro nos bancos, pomo da alavanca do câmbio e volante. Opcionalmente, o miolo dos bancos, que são do tipo concha, pode receber Alcantara, que ressalta o visual esportivo. Nesse caso, o cliente tem de levar um pacote estético que custa R$ 12 mil.
O acabamento inclui também várias peças de alumínio e amplo uso de fibra de carbono no painel. Parte do revestimento das portas é de Alcantara.
De série há freios de cerâmica, sistema de som da marca Bang&Olufsen e recepção de TV digital. Outro bom recurso é o Night View, sistema que projeta imagens de objetos e animais na tela central, melhorando a visibilidade à noite.
Mercado. Principal rival do RS7, o CLS 63 AMG tem motor 5.5 V8 de 557 cv e preço bem mais baixo: R$ 597.900. Já o Panamera Turbo, com potência mais próxima (550 cv) à do Audi, sai por R$ 981 mil.
Lançado no Salão do Automóvel de São Paulo, em novembro, o RS7 Performance teve, até agora, quatro unidades vendidas no Brasil. Até o fim do ano a Audi pretende emplacar de sete a dez carros.
FICHA TÉCNICA
Preço sugerido: R$ 728.990
Motor: 4.0, V8, 32V, biturbo, gas.
Potência: 605 cv a 6.100 rpm
Torque: 71,4 mkgf a 1.750 rpm
Câmbio: Automático, 8 marchas
0 a 100 km/h: 3,7 segundos
Comprimento: 5,01 metros
Porta-malas: 535 litros
FONTE: AUDI