Ao longo dos próximos três meses, as rodovias estaduais de São Paulo ganharão um grande reforço na fiscalização. Nesta sexta-feira (14), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), assina a ordem de serviço para a instalação de novos radares fixos nas estradas paulistas.
Ao todo, 649 equipamentos de fiscalização serão instalados dentro de até 90 dias pelas empresas contempladas no Edital nº 145/2023. Assim, até meados de maio, os novos radares estarão em funcionamento e vão começar a aplicar multas de velocidade nos trechos não-concedidos. A medida visa aumentar a segurança e reduzir acidentes.
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Conforme o DER-SP, os dispositivos ficarão em pontos estratégicos ao longo dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo órgão. Os locais foram mapeados e são os que apresentam maiores índices de acidentes. O estudo considerou fatores como, por exemplo, o tipo de acidente registrado, a alta velocidade praticada, as condições geométricas da via, possíveis pontos críticos e a passagem de animais silvestres.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
Como funcionam os novos radares
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Além da fiscalização de velocidade, os dispositivos que farão o monitoramento das rodovias paulistas serão multitarefa. Ou seja, capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do DER-SP. Os equipamentos são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador, mas sem o efeito Doppler.
O radar do tipo Fixo-Redutor ficará em perímetros urbanos, com maior presença de pedestres e ciclistas. Estes terão um display para mostrar a velocidade dos veículos em tempo real. Já os radares do tipo Fixo-Controlador irão monitorar trechos rurais com maior velocidade. Ambos utilizam um laço indutivo embutido em um ponto fixo sob o pavimento da via.
“Os novos radares contratados pelo DER simbolizam o compromisso do Governo de São Paulo em priorizar a segurança dos usuários. E reforçam a mensagem de que toda vida importa. Queremos ir além da Segunda Década de Ação para a Segurança Viária, da ONU, que propõe a redução de 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030. Vamos buscar chegar o mais perto possível de zerar esse índice”, afirma o superintendente do DER-SP, Sergio Codelo.
DER-SP explica processo de contratação dos radares
A nova gestão do DER-SP revisou todos os contratos e licitações em andamento logo que assumiu, no início de 2023. Após análise, novos estudos de viabilidade foram feitos para a instalação de radares, já que os dispositivos anteriores foram removidos em janeiro de 2021, após o fim do contrato com as empresas responsáveis.
Com a assinatura da ordem de serviço, o DER celebra a finalização do processo licitatório aberto em 2023, que contemplou as empresas Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda; Consórcio Paulista de Fiscalização; Consórcio Conecta SP Rodovias; e Tecdet Tecnologia Detecções Com. Imp. Exp. Ltda. As quatro empresas arremataram, cada uma, um ou mais lotes dos 14 lotes licitados, divididos entre as 14 Diretorias Regionais do DER-SP, ao valor total de R$ 83,7 milhões.