Radares Ribeirão Preto
EcoNoroeste/Divulgação

649 novos radares serão instalados em São Paulo nos próximos 90 dias

Novos radares serão instalados em pontos estratégicos nos mais de 13 mil quilômetros de rodovias estaduais de São Paulo até o mês de maio

Por Diogo de Oliveira 14 de fev, 2025 · 6m de leitura.

Ao longo dos próximos três meses, as rodovias estaduais de São Paulo ganharão um grande reforço na fiscalização. Nesta sexta-feira (14), o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), vinculado à Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil), assina a ordem de serviço para a instalação de novos radares fixos nas estradas paulistas.

Ao todo, 649 equipamentos de fiscalização serão instalados dentro de até 90 dias pelas empresas contempladas no Edital nº 145/2023. Assim, até meados de maio, os novos radares estarão em funcionamento e vão começar a aplicar multas de velocidade nos trechos não-concedidos. A medida visa aumentar a segurança e reduzir acidentes.

Siga o Jornal do Carro no Instagram!


Conforme o DER-SP, os dispositivos ficarão em pontos estratégicos ao longo dos mais de 13 mil quilômetros de rodovias administradas pelo órgão. Os locais foram mapeados e são os que apresentam maiores índices de acidentes. O estudo considerou fatores como, por exemplo, o tipo de acidente registrado, a alta velocidade praticada, as condições geométricas da via, possíveis pontos críticos e a passagem de animais silvestres.

“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de operações viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.

Como funcionam os novos radares

velocidade máxima radares multa radarbot
Epitácio Pessoa/Estadão

Além da fiscalização de velocidade, os dispositivos que farão o monitoramento das rodovias paulistas serão multitarefa. Ou seja, capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do DER-SP. Os equipamentos são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador, mas sem o efeito Doppler.

O radar do tipo Fixo-Redutor ficará em perímetros urbanos, com maior presença de pedestres e ciclistas. Estes terão um display para mostrar a velocidade dos veículos em tempo real. Já os radares do tipo Fixo-Controlador irão monitorar trechos rurais com maior velocidade. Ambos utilizam um laço indutivo embutido em um ponto fixo sob o pavimento da via.

“Os novos radares contratados pelo DER simbolizam o compromisso do Governo de São Paulo em priorizar a segurança dos usuários. E reforçam a mensagem de que toda vida importa. Queremos ir além da Segunda Década de Ação para a Segurança Viária, da ONU, que propõe a redução de 50% das mortes e lesões no trânsito até 2030. Vamos buscar chegar o mais perto possível de zerar esse índice”, afirma o superintendente do DER-SP, Sergio Codelo.


DER-SP explica processo de contratação dos radares

A nova gestão do DER-SP revisou todos os contratos e licitações em andamento logo que assumiu, no início de 2023. Após análise, novos estudos de viabilidade foram feitos para a instalação de radares, já que os dispositivos anteriores foram removidos em janeiro de 2021, após o fim do contrato com as empresas responsáveis.

Com a assinatura da ordem de serviço, o DER celebra a finalização do processo licitatório aberto em 2023, que contemplou as empresas Splice Indústria, Comércio e Serviços Ltda; Consórcio Paulista de Fiscalização; Consórcio Conecta SP Rodovias; e Tecdet Tecnologia Detecções Com. Imp. Exp. Ltda. As quatro empresas arremataram, cada uma, um ou mais lotes dos 14 lotes licitados, divididos entre as 14 Diretorias Regionais do DER-SP, ao valor total de R$ 83,7 milhões.

Museu Carde abre ao público em Campos do Jordão (SP); veja as atrações