Redação

25/08/2018 - 4 minutos de leitura.

911 Turbo de 1998 é reconstruído pela Porsche

O Porsche 911 Turbo de 1998 foi o último a ser produzido com motor boxer refrigerado a ar

Crédito: Porsche 911 da geração 993 foi construído pela divisão de modelos clássicos da marca. Foto: Porsche/Divulgação

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A Porsche Classic, divisão de antigos da marca, recriou a última versão do 911 Turbo com motor refrigerado a ar. Denominado Projeto Gold (o que explica a cor dourada da carroceria), o modelo celebra os 20 anos do final da produção em série do modelo, além dos 70 anos da Porsche.

O design da geração 993 do 911 Turbo é baseado numa carroceria original e a aparência do veículo é única: pintado na cor Amarelo Dourado Metálico, ele remete ao 911 Turbo S Exclusive Series 2018. As rodas pretas são valorizadas por detalhes na cor da carroceria, enquanto os bancos e acabamento interno são pretos, com detalhes também em amarelo dourado. A carroceria traz as características tomadas de ar laterais do 993 Turbo que, em 1998, eram oferecidas como opcionais para o 911 Turbo normal.

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Desenvolvendo 450 cv, o modelo fará uma aparição pública no dia 27 de setembro, no evento Porsche Rennsport Reunion, em Laguna Seca, na Califórnia. No mesmo dia, o modelo, que tem uso restrito em pistas privadas, será leiloado pela RM Sotheby’s. O valor da venda será doado à Fundação Ferry Porsche, criada este ano para marcar a comemoração dos 70 anos da Porsche.

Porsche 911 foi feito em um ano e meio

Para recriar o 911 Turbo com motor a ar, os especialistas da Porsche Classic utilizaram uma carroceria da geração 993 e mais de 6.500 peças originais do modelo.

A construção levou aproximadamente um ano e meio. A carroceria passou inicialmente pelos processos de proteção contra corrosão e de pintura aplicados atualmente aos veículos de produção em série. O carro foi então montado e regulado por especialistas da Porsche Classic na oficina de restauração da marca, em Stuttgart. Um motor boxer de seis cilindros biturbo de 3,6 litros inteiramente novo, com 450 cv, foi instalado, para que o desempenho fosse idêntico ao do modelo original. A transmissão manual e a tração nas quatro rodas também são as mesmas do modelo 1998.


O 911 da geração 993 continua a ser um item altamente desejado pelos colecionadores. Ele foi o primeiro 911 a apresentar chassi de alumínio reprojetado, que proporcionava excepcional agilidade na época. A versão 911 Turbo do Porsche 993 também foi a primeira com motor biturbo.

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