Por mais de dez anos, o EcoSport foi praticamente o representante único do segmento de SUVs compactos. Lançado em 2003, ele não tinha rivais, e até 2015 só ficou fora da liderança uma vez.
E aí chegou 2015, e o reinado do Ford acabou. Aquele ano foi o marco inicial de uma mudança importante não apenas no segmento, mas na estrutura do mercado brasileiro.
A partir de 2015, os SUVs compactos foram chegando aos montes. Com esse fenômeno, carros de diversos outros segmentos foram perdendo espaço, a ponto de categorias inteiras de veículos perderem completamente a relevância.
Entre 2015, início da arrancada de lançamentos de SUVs, e 2019, a “cara” do segmento mudou bastante. Alguns protagonistas continuam em evidência. Outros perderam muita relevância. Novos modelos passaram a desempenhar um papel fundamental.
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Os SUVs compactos de 2003 a 2015
Em 2003, ano de estreia do EcoSport, ele foi o 14º veículo mais vendido do Brasil, com 27.177 emplacamentos. No segmento de utilitários, além dele, praticamente só havia modelos médios e grandes.
A exceção era o antigo Chevrolet Tracker, que não somou nem 800 emplacamentos. Em segundo lugar entre todos os SUVs aparecia o Mitsubishi Pajero, com pouco menos de 5,5 mil unidades vendidas.
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O segmento permaneceu assim por anos, tendo apenas o EcoSport como modelo de volume. Em 2006, por exemplo, ele se aproximou das 45 mil unidades vendidas. O segundo lugar continuava com o Pajero, com 10 mil.
O ano de 2012 foi o único, do início de seu reinado até a chegada dos novos SUVs, em que o EcoSport perdeu para um rival. Ele somou 38.282 exemplares emplacados, enquanto o Duster liderou, com quase 47 mil. Ali, entrava também na briga um terceiro rival, o antigo Hyundai Tucson, que conseguiu bons 20 mil emplacamentos.
Nos dois anos seguintes, o EcoSport retomou seu primeiro lugar, mesmo tendo o Duster logo atrás.
As mudanças em 2015
A chegada de HR-V e Renegade tirou o EcoSport da liderança definitivamente. Ele continuava no protagonismo da categoria, mas já muito distante da primeira posição.
HR-V e Renegade foram lançados no início de 2015. Naquele ano, o Honda liderou, e manteve essa posição por três anos seguidos. Naquele ano, o Ford caiu para quarto lugar, atrás do Duster.
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Em 2016, chegaram três novos modelos ao segmento: Nissan Kicks, Peugeot 2008 e o novo Chevrolet Tracker. Na ponta do segmento, porém, a única mudança foi uma inversão de posições entre Duster e EcoSport.
Em 2017, vieram mais três SUVs compactos: Creta, Captur e WR-V. Ali, o segmento começava a se desenhar com a cara que tem hoje, trazendo ao topo novas forças e deixando para trás as mais antigas.
A nova ordem de forças dos SUVs compactos
O Creta estreou bem em 2017, ficando com a terceira posição do segmento, atrás do HR-V, e deixando o Renegade para trás. O Kicks também começou a surgir como um competidor importante, com o quarto lugar, levando o EcoSport para o quinto e o Duster para o sexto.
Então veio 2018, marcando a chegada do C4 Cactus e do Caoa Chery Tiggo 2. E um novo líder surgiu. Pela primeira vez em três anos, o HR-V saiu da liderança, que foi perdida para o Creta. Além disso, o Kicks surgia como a terceira força, seguido pelo HR-V.
No entanto, o modelo da Jeep reagia já naquele ano, liderando as vendas nos últimos dois meses, após receber reestilização e algumas outras melhorias. Outro grande marco foi a queda acentuada do Duster, que ficou com a oitava posição.
2019 traz vencedores e perdedores
O ano de 2019 começou e, passados sete meses, há alguns indícios. O Honda HR-V cada vez mais se afasta do jogo pela liderança. Em junho, por exemplo, chegou a ficar atrás do Captur (em um mês excepcional do Renault, que dificilmente irá se repetir).
Além disso, o T-Cross surgiu no início do ano como uma nova força. Embora no acumulado do ano ainda não apareça entre os cinco mais vendidos, pois tem apenas três meses de vendas, ele tem aparecido nessa posição com frequência, superando o EcoSport definitivamente, e já se aproximando do HR-V.
O Renegade é o novo “rei” dos SUVs compactos. E já abre uma vantagem no primeiro lugar, que dificilmente perderá até o fim do ano. Já a vice-liderança agora é uma briga carro a carro entre Kicks e Creta – no momento, o Nissan leva vantagem.
O EcoSport, por sua vez, está em fase de queda. Embora ainda seja o quinto mais vendido no acumulado do ano, em junho chegou a ocupar a oitava posição. Se nada mudar até o fim de 2019, ele está fora do clube dos cinco mais vendidos, passando a brigar no pelotão intermediário cada vez mais congestionado.