A piloto número 1 das provas de rali

Nenhuma mulher é tão respeitada no automobilismo mundial como a francesa Michèle Mouton. Ela foi a primeira e única a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC). A façanha ocorreu em outubro de 1981, ano da estreia dessa francesa

Por 13 de ago, 2011 · 4m de leitura.

Nenhuma mulher é tão respeitada no automobilismo mundial como a francesa Michèle Mouton. Ela foi a primeira e única a vencer uma etapa do Campeonato Mundial de Rali (WRC).

A façanha ocorreu em outubro de 1981, ano da estreia dessa francesa na equipe da Audi, no Rali de Sanremo, na Itália. No ano seguinte, a bordo de um Audi Quattro S1 (à direita), ela conquistou mais três etapas, incluindo uma no Brasil, e terminou a temporada em segundo lugar na classificação geral.

Nos dois anos seguintes, seu rendimento nas pistas caiu e Michèle foi para a equipe Peugeot. Novamente sem bons resultados, acabou abandonando a categoria. A piloto só voltou ao pódio em 1985, na Pikes Peak, a famosa corrida em subida de montanha nos Estados Unidos. E, novamente, garantiu o inédito título a uma mulher.


A piloto aposentou as sapatilhas em 1986, mas não deixou completamente o automobilismo. No mesmo ano, ela organizou a Race of Champions (Corrida dos Campeões, em tradução livre), um campeonato extraoficial que reúne os melhores pilotos de rali do mundo.

Depois, foi convidada a integrar a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) e no início deste ano assumiu o cargo de manager (gerente) do WRC. “É uma oportunidade muito excitante e desafiadora, especialmente no momento em que a meta é aumentar significativamente o perfil do esporte e elevá-lo a novos patamares”, diz Michèle.

“Acredito que junto com outros membros do WRC poderemos trazer um novo dinamismo ao nosso espetacular esporte.”


E experiência para isso não falta no currículo da piloto que tem ainda dois títulos do Campeonato da França de Ralis e a vitória do Tour de France, etapa do campeonato europeu, conquistado em 1978.

Michèle herdou do pai a paixão por competições

Antes de estrear no rali, a piloto francesa estudou Direito, foi enfermeira e trabalhou na empresa de seguros do pai, apaixonado por automobilismo. Em 1970 ele deu a Michèle um Renault Alpine 1600. Foi o primeiro de muitos carros de corrida que ela guiaria, como Lancia Stratos e Fiat 131 Abarth. Milene Rios


Foto: REPRODUÇÃO