Diogo de Oliveira, especial para o Estado

20/11/2020 - 4 minutos de leitura.

A volta das peruas? Volkswagen confirma produção da elétrica Space Vizzion

Executivo confirmou que a montadora vai produzir a perua elétrica a partir do conceito ID Space Vizzion, revelado há um ano

Conceito ID Space Vizzion dará origem à nova perua 100% elétrica da Volkswagen Crédito: Volkswagen/Divulgação
Carro

Vai comprar um 0km? Nós te ajudamos a escolher.

A direção da Volkswagen deu sinal verde para a produção da perua elétrica ID Space Vizzion. O protótipo surgiu há um ano, no Salão de Los Angeles. A confirmação foi feita pelo chefe executivo da montadora, Ralf Brandstätter, em postagem na rede social LinkedIn. O modelo se chamará Aero B.

Segundo Brandstätter, a perua 100% elétrica da Volkswagen sairá da linha de produção da fábrica de Emden, na Alemanha, a partir de 2023. O modelo utiliza a versão mais recente da arquitetura MEB para os carros elétricos da empresa. E promete longo alcance, com autonomia para até 700 km.

Espera-se que a Aero B fique parecida com o conceito ID Space Vizzion (VW/Divulgação)

A Space Vizzion surgiu no fim de 2019 com uma bateria de 82 kWh e autonomia para até 590 km. Porém, quando chegar às ruas, a perua virá com um pacote de bateria mais robusto, de 111 kWh.

“Graças à arquitetura MEB, o Aero B poderá ser carregado super rápido e oferecerá um pouco mais de tudo: mais espaço, mais alcance, mais aceleração e mais velocidade máxima”, publicou Brandstätter.

Cabine do conceito tem interior limpo e enorme multimídia no painel (VW/Divulgação)

Sucessor do Passat?

Algumas publicações especializadas estão considerando a perua elétrica como uma espécie de sucessora do Passat. A associação vem do tamanho similar em relação à Passat Variant.

Com a “prescrição” cada vez mais próxima dos carros a combustão, a perua elétrica tende a substituir o Passat com o passar do tempo. Recentemente, a VW inclusive parou de vender a Passat Variant no Brasil.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!

Inscrever-se

Proposta esportiva

Um dos pontos altos da perua conceitual ID Space Vizzion é a carroceria aerodinâmica. Um detalhe bacana é a grade que conecta os faróis. Ela é vazada e cria uma corrente de ar que percorre o capô e faz o “downforce”. Segunda a VW, o coeficiente aerodinâmico é de 0,24.

O desempenho também promete não deixar os clientes e fãs com saudades das peruas a combustão. O conceito trazia um motor elétrico na traseira capaz de gerar 272 cv de potência e um torque de 56 mkgf. Porém, a versão final pode ter dois motores elétricos e até 340 cv.

Plataforma MEB será usada por toda linha ID de carros elétricos (VW/Divulgação)

Tal como visto nos elétricos já lançados, espera-se que a perua Aero B mantenha o design do conceito ID Space Vizzion. Além da station wagon, a montadora deverá produzir uma variante sedã, que se chamará Aero. Os modelos serão fabricados em Emden ao lado do SUV ID.4.



Notícias relacionadas


Ofertas 0KM

Mais ofertas

Mais ofertas exclusivas

Veja todas as condições especiais