TIÃO OLIVEIRA
FOTOS: SERGIO CASTRO/ESTADÃO E DIVULGAÇÃO
Munique, Alemanha – A Audi está avançando nos estudos para voltar a produzir veículos no Brasil. A montadora alemã, que já fez aqui o A3 (até 2005), pretende voltar a utilizar a fábrica que tem em parceria com a Volkswagen em São José dos Pinhais, no Paraná. Segundo o presidente da empresa, Leandro Radomile, a ideia é readaptar essa planta para a fabricação de modelos Audi.
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De acordo com o executivo, quatro carros fariam sentidos para o Brasil: A1, A3, A4 e Q3. A marca escolherá entre eles o modelo a ser nacionalizado. A BMW já confirmou a fabricação de dois veículos aqui (Série 1 e X1) a partir de 2014. A Mercedes-Benz também estuda a nacionalização de um ou dois entre três produtos (sedã e utilitário derivados do Classe A, ainda inéditos, e Classe C).
Radomile disse também que a retomada da produção é provável pois o Inovar-Auto, novo regime automotivo, prevê que as empresas podem terceirizar parte da produção no Brasil – nesse caso, permitindo à Audi utilizar a estrutura da Volkswagen, sem necessidade de nova fábrica.
Se a fabricação local for confirmada, a fábrica da Audi pode começar a operar antes da inauguração da planta da BMW em Santa Catarina – ou seja, entre o fim de 2013 e o início de 2014. As atualizações na unidade do Paraná levariam pouco tempo. O volume ideal seria de 30 mil carros por ano.
MÉXICO E EXPANSÃO
O Brasil pode passar a fazer parte da estratégia da Audi de vender 2 milhões de veículos no mundo até 2020. Mas por ora, as principais apostas são México e China. O país da América do Norte passará a ter fábrica da alemã em 2015. Esta será a única do mundo a produzir o utilitário Q5 – que não terá mais linha de montagem na Alemanha.
Além disso, a planta da Hungria, que hoje faz a montagem final do TT, será ampliada para passar a efetuar a produção completa de veículos.
Viagem feita a convite da Audi