Você está lendo...
A1 de topo é uma fera, mas pode te enganar
Avaliação

A1 de topo é uma fera, mas pode te enganar

Agora com motor de 192 cv, versão Ambition do Audi é muito rápida. Por R$ 124.990, carro teve alta na tabela

13 de fev, 2016 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

 A1 de topo é uma fera, mas pode te enganar
Modelo acelera de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos

Ele é quase perfeito para quem quer um carro adequado às grandes cidades, mas sem abrir mão de um temperamento apimentado para estradas sinuosas e rodovias. O problema é o preço. Agora com um novo motor 1.8 turbo (além de quase imperceptíveis mudanças visuais), 7 cv mais potente que o 1.4 usado anteriormente, o A1 Ambiotion, versão topo de linha do menor dos Audi, sai a R$ 124.990. A alta é de quase R$ 15 mil.

Mas, para quem quer pagar para ver, o carro leve, com 192 cv de potência e 25,5 mkgf de torque entregue a apenas 1.250 rpm, é um foguete. Só que, logo de cara, não dá para perceber esse temperamento impetuoso.

Publicidade


Colocando pressões normal no acelerador, ele é um hatch leve esperto, que acelera e retoma velocidade com agilidade, mas de maneira gradual. Seu câmbio automatizado de sete marchas e duas embreagens contribui para essa sensação de eficiência serena, pois faz mudanças sem trancos, pouco perceptíveis. Assim, para os mais calmos, o A1 pode ser confundido com um carro convencional, confortável para rodar no dia a dia, principalmente no modo de condução normal.

Mas não se engane. Basta uma pressionada um pouco mais forte no pedal do acelerador para você encontrar o monstrinho que existe dentro desse pequeno Audi. Se antes as respostas eram instantâneas, nesse caso o carro só falta voar.

Os desavisados podem até levar um susto com a rapidez para ganhar velocidade demonstrada pelo A1, estimulado pelas trocas rápidas de seu câmbio. De acordo com a Audi, o carro vai de 0 a 100 km/h em 6,9 segundos. Para quem está atrás do volante, a impressão é de que o tempo que ele leva para cumprir essa missão é menor.


No modo esportivo de condução, o que mais se percebe não é a mudança das respostas do motor e do câmbio, que tendem a ficar mais impetuosos, e sim um comportamento bem menos dócil da suspensão. O sistema fica mais duro, aprimorando a estabilidade e dando mais segurança ao motorista nas curvas e mudanças de trajetória.

Em contrapartida, há prejuízo ao conforto dos ocupantes, pois a absorção de impactos com o piso fica comprometida.

Cabine. Por dentro, a principal diferença entre o A1 Ambition e a versão Ambiente, com motor 1.4 de 125 cv, fica por conta dos bancos dianteiros, que são esportivos. Eles oferecem ótimo suporte lateral para o corpo, mais podem deixar apertadas as pessoas robustas.


A tela do sistema multimídia fica sobre o painel e é manualmente retrátil. Nela, estão os dados do sistema multimídia, que tem conexão sem fio Bluetooth e entrada para diversos tocadores digitais – por meio de um cabo vendido como acessório em concessionária.

Também nesse monitor, o motorista visualiza as informações do sistema que altera os modos de condução. Os comandos para a tela estão no painel central. A lista de itens de série traz ainda faróis de LEDs, programa eletrônico de estabilidade, seis air bags e coluna de direção ajustável em altura e profundidade.

O volante e a manopla do câmbio são revestidos de couro, mas os bancos são de tecido – o material mais nobre não está nem na lista de opcionais.


E, por falar em extras, há teto solar, sistema de som de alto desempenho da marca premium Bose, controlador de velocidade e sistema de partida sem necessidade de colocar a chave no botão de ignição.

PRÓ
DESEMPENHO
Com muito torque em baixa rotação e
câmbio rápido e preciso, carrinho da
Audi tem respostas bem velozes

CONTRA
PREÇO
Com esse valor, dá para comprar sedãs
bem equipados com o dobro do tamanho.
Não há bancos de couro


FICHA TÉCNICA

Preço sugerido – R$ 124.990
Motor – 1.8 turbo, 4 cilindros, 16V, gasolina
Potência – 192 cv a 5.400 rpm
Torque – 25,5 mkgf a 1.250 rpm
Câmbio – Automatizado, sete marchas
0 a 100 km/h – 6,9 segundos
Velocidade máxima – 234 km/h
Comprimento – 3,97 metros
Entre-eixos – 2,47 metros
Peso – 1.205 quilos
Porta-malas – 270 litros

FONTE: AUDI


Deixe sua opinião