A briga no segmento de hatches médios acima de R$ 70 mil é marcada pelo equilíbrio, pois todos os competidores, em especial os alemães, têm carrocerias sólidas, boa lista de equipamentos e versões mais potentes que agradam por mostrar uma pegada esportiva. Fora isso, todos receberam novas gerações recentemente, o que os deixou modernos e mais interessante.
O Audi A3 superou seus rivais pela segunda vez consecutiva em nossa eleição. Ele apresenta um pacote mais completo, que inclui a “endiabrada” versão S3 – lançada no mês passado no País – e um cuidado maior com todos os passageiros, inclusive os de trás. É ele que oferece o melhor espaço e consegue atrair compradores também por ter um porta-malas maior, de 365 litros.
O A3 também tem como vantagem ser o mais barato que os seus principais competidores, com preço inicial de R$ 93.500 na versão com motor 1.4 turbo de 122 cv. O BMW 116i sai a partir de R$ 112.950 e o Mercedes Classe A, a R$ 110.900. A dirigibilidade do A3 também é ótima. É certo que perde para a do BMW, mas é mais instigante que a do Classe A e que a do Volvo V40.
A disposição do motor 1.4 é ótima, já que o torque máximo é entregue a partir de 1.400 rpm. A suspensão bem ajustada faz do médio da Audi um carro bem divertido de guiar na estrada.
PRÓS:
Dirigibilidade
Motores fortes, suspensão bem ajustada e direção direta fazem do A3 um carro bem divertido de acelerar
CONTRAS:
Equipamentos
A versão mais barata do Audi tem um preço muito bom, mas traz pouco conteúdo na lista de itens de série.