Com 52 unidades vendidas no Brasil desde o fim de 2008, quando foi lançado aqui, o Audi A5 é tabelado a R$ 259.500 e nunca escondeu o forte apelo emocional. E a linha 2010 traz uma pitada extra de adrenalina. Até então, o cupê com motor V6 de 269 cv com injeção direta de gasolina e câmbio automático de oito marchas tinha tração dianteira. Agora, ela adota o sistema quattro, que distribui os 33,7 mkgf de torque para todas as rodas.
Essa força fica disponível a partir dos 3.500 giros, mas bem antes disso já há torque de sobra. Se com tração dianteira não tinha tempo ruim para o cupê alemão, com a integral a sensação de segurança em curvas ficou ainda maior.
A melhor notícia é que a o cupê com estabilidade extra chega quase pelo mesmo preço dos primeiros A5 de tração dianteira, que custavam R$ 5 mil a menos. Em compensação aquela versão (4×2) parou de ser importada, deixando os 41 clientes da Audi que compraram o A5 até o fim do ano passado com um carro fora de linha. Sorte das 11 pessoas que adquiriram, de janeiro a abril, modelos da linha 2010.
2+2
O cupê tem 4,62 metros de comprimento, 8 cm a menos que o A4. Seu entre-eixos, de 2,75 m, é 10 cm menor que o do “irmão”. Por isso, o conforto para as duas pessoas que viajam na frente não se repete para os que vão atrás.
Mesmo com o comando elétrico que move o banco, feito para facilitar a entrada, o acesso não é dos mais fáceis. Mas quem se importa? A posição de dirigir impecável e o ronco do motor seis-cilindros minimizam qualquer detalhe que possa não agradar os interessados neste cupê, que concorre com o E 350 Coupé. O Mercedes-Benz tem 272 cv e tabela de R$ 288.900.
Vale lembrar que o A5 marcou a estreia da Audi na categoria de cupês duas-portas no Brasil. Lá fora, o Audi 80, que saiu de linha em 1996, foi o primeiro representante da empresa nesse segmento de mercado. (Michel Escanhola)
Ficha Técnica:
Preço: R$ 259.500
Motor: 3.2, V6, 24V, a gasolina
Potência: 269 cv a 6.500 rpm
Torque: 33,7 mkgf a 3.500 rpm
0 a 100 km/h: 6,1 segundos
FOTOS: ANDRÉ LESSA/AE