O segmento de peruas, que andava meio esquecido no Brasil, acaba de ganhar uma boa novidade. Por R$ 159.900, a Mercedes-Benz C 180 Estate vem da Alemanha em versão única, Avantgarde, com motor 1.6 turbo a gasolina de 156 cv e câmbio automático de sete marchas.
Trata-se do mesmo trem de força da opção de entrada da quinta geração do sedã, lançada no País no meio do ano passado. Aliás, da grade até a porta traseira, a Estate é exatamente igual ao três-volumes.
Assim como no sedã, a atualização fez bem à perua. No visual, as lanternas, verticais na geração anterior, agora são horizontais e avançam pela tampa do porta-malas, formando um conjunto harmonioso.
Por R$ 17 mil a mais que o sedã, o comprador da Estate leva 1 cm extra no comprimento da carroceria (4,7 metros) e 10 litros no bagageiro (490 litros).
Pode parecer pouco, mas há espaço suficiente para as malas de cinco pessoas, que, aliás, viajam com bastante conforto.O banco traseiro pode ser rebatido. Nesse caso a área para carga passa dos 1.500 litros.
A nova perua é 65 kg mais leve que a anterior. Graças, principalmente, ao uso de alumínio em cerca de 50% das peças de sua estrutura.
Ampla, a cabine tem ótimo acabamento. Traz revestimentos de couro e material emborrachado, agradável ao toque, além de metal escovado.No carro avaliado os bancos tinham ajustes manuais. O painel é completo e os instrumentos, fáceis de ler. Já a tela multimídia, que mais parece um tablet, destoa do belo visual.
Entre os modos de condução há o normal e o Eco, que reduz consumo e emissões. Também é possível personalizar as respostas ao gosto do freguês.
O motor 1.6 turbo, em conjunto com o ótimo câmbio dá agilidade à perua. E, por causa da tração traseira, dá para deixar a carroceria escorregar em curvas, sem sustos.A direção com assistência elétrica, por sua vez, poderia ter ajuste um pouco mais firme. Mas não chega a incomodar.