Depois que Bolt e Bolt EUV chegaram ao Brasil com os dias contados e saíram rapidamente de linha, a Chevrolet passou um tempo sem oferecer carros elétricos por aqui. Mas a montadora parece que agora quer correr atrás dos clientes desse segmento, um público que vem crescendo no nosso mercado. Assim, a GM abriu a pré-venda do Blazer EV no mês passado e agora o Equinox EV desembarca no País, que levará o título de elétrico de entrada da marca.
Mas há controvérsias ao usar a expressão “de entrada” para descrever o modelo. Isso porque seu preço inicial é de salgados R$ 419 mil, o que o torna concorrente – e posicionado bem no meio – das versões de topo Volvo XC40 Ultimate (R$ 405.950) e BMW iX1 xDrive 30 M Sport (R$ 437.950). Desse modo, vai brigar com SUVs de um segmento premium, o que é difícil para uma marca generalista.
Porque quem compra um modelo dessas marcas não compra apenas o carro, mas sim o status que acompanha dirigir um BMW ou um Volvo, por exemplo. Não que o Equinox EV seja ruim ou muito inferior aos rivais. O Chevrolet tem muita tecnologia legal e um desempenho interessante – mesmo tendo potência inferior ao da dupla. Mas ainda precisa melhorar em alguns aspectos para atingir o patamar que a GM quer colocá-lo. Ou seja, para ter uma aceitação maior no mercado brasileiro deveria custar pelo menos uns R$ 50 mil a menos.
Conheça o Chevrolet Equinox EV
A novidade é bem diferente da configuração a combustão, tanto no visual como no desempenho. Desse modo, não é uma versão elétrica apenas, mas sim um carro totalmente diferente no que diz respeito a segurança e tecnologia, por exemplo.
Em termos de dimensões, o Equinox EV tem 4,84 metros de comprimento, 1,95 m de largura, 1,65 m de altura e 2,95 m de distância entre-eixos. O porta-malas, por sua vez, leva 441 litros e tem sensor de presença. No design, o modelo tem traços futuristas, com iluminação full LED integrada na dianteira e na traseira, para-choques com texturas 3D, carroceria em dois tons e rodas de 19”.
Equipamentos e tecnologia
Entre os destaques, o carro tem características interessantes como iluminação de boas-vindas, maçanetas retráteis, partida automática (não é preciso apertar um botão, por exemplo) e climatização adaptativa, que pode ser programada com antecedência.
Por dentro, há duas telas integradas, uma com 11” para o painel de instrumentos e outra de 17,7” para a central multimídia, que tem sistema Google nativo. Há ainda luz ambiente com efeito translúcido, câmera 360 HD com zoom nas rodas e teto solar panorâmico. O veículo também tem Wi-Fi a bordo, além de atualizações OTA (over the air).
No quesito segurança, há uma série de assistentes autônomos de direção, como alerta de frenagem autônoma frontal e traseira, sensor de permanência em faixa com correção ativa, entre outros. Por fim, são três modos de condução e one pedal com dois níveis de regeneração.
Motor e desempenho
Assim, o Equinox EV traz dois motores elétricos, um em cada eixo, que entregam 292 cv de potência e 46 mkgf de torque. Para alimentar o conjunto, a bateria tem 85 kWh de capacidade.
Com essas credenciais, o SUV acelera de 0 a 100 km/h em 5,8 segundos. De acordo com números do Inmetro, a autonomia é de até 443 km. Já o tempo de recarga é de 4,7 horas em carregadores de 22 kW e de 48 minutos em aparelhos ultrarrápidos de 150 kW para ir de 15% a 80%.
Primeiras impressões
De perto, o Equinox EV é bem bonito e moderno, com porte que impressiona. Por dentro, o carro tem espaço de sobra mesmo para os ocupantes do banco traseiro, mas especialmente que viaja atrás nota um capricho menor no acabamento se comparado à dianteira. Ali é onde estão os materiais mais nobres, com detalhes emborrachados e revestimentos de couro, como no volante, ainda que as peças plásticas na cor azul deem um ar menos refinado do que poderia ser com elementos mais sóbrios e discretos.
A posição de dirigir é bem agradável e os comandos têm boa visualização e estão à mão. Ou seja, é fácil selecionar as preferências do motoristas em termos de ajustes de modos de condução ou o nível de regeneração, por exemplo. Além dos modos Normal Sport e Neve, é possível ainda regular a sensibilidade de resposta do volante e dos pedais de freio e acelerador. Para dar a partida, basta pisar no freio e o carro “entende” que precisa ser ligado, então não há botão de ignição. Parecido, mas não igual, ao XC40.
Na hora de dirigir, o SUV mostra suavidade e um desempenho bem satisfatório, mas nada que fuja muito de modelos desse segmento, que aceleram forte por conta do torque instantâneo. Em curvas, se mantém estável por conta do peso da bateria, que o deixa mais colado ao chão. Entretanto, pode escapar de traseira quando mais exigido, mesmo com a tração integral.
Mas as primeiras impressões foram mais superficiais porque o test-drive do modelo foi feito dentro do campo de provas da GM, e não em situações de tráfego reais. Além de poder acelerar em pista fechada, pudemos experimentar o desempenho em uma série de exercícios, como slalom ou piso escorregadio. O mais legal, contudo, foi mergulhar o carro em uma espécie de tanque, parar no meio, e acelerar como se nada tivesse acontecido. Enchentes serão fichinha para o Equinox. No fim das contas, é um carro legal, mas precisaria ter mais diferenciais em relação à concorrência para poder cobrar o valor que a marca pede por ele.
Pontos positivos
O Equinox EV tem bastante tecnologia a bordo, algumas bem interessantes como a climatização adaptativa
Pontos negativos
O preço fora da realidade realmente é o ponto fraco do SUV, acabamento também poderia ser mais refinado pelo valor
FICHA TÉCNICA
Chevrolet Equinox EV 2025
- Motor: dois elétricos, um em cada eixo (tração integral)
- Potência: 292 cv
- Torque: 46 mkgf
- Capacidade da bateria: 85 kWh
- Dimensões: 4,84 m (comprimento), 1,95 m (largura), 1,65 m (altura) e 2,95 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 441 litros
- Autonomia (Inmetro): 443 km
- Peso (ordem de marcha): 2.336 kg
- Preço sugerido: R$ 419 mil
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