A carreira do Mini Countryman é interessante, e suas evoluções ocorrem num ritmo acelerado. Em menos de 15 anos no mercado, o modelo inseriu a marca britânica no segmento dos SUVs. Além disso, avançou três gerações e agora, acompanhando a tendência de redução de emissões poluentes, tem até uma versão 100% elétrica. Esta nova opção é o Countryman SE ALL4.
VEJA MAIS
VW revela novo visual da Amarok e começa produção na Argentina
Novo Defender vira picape nas mãos de transformadora holandesa
Os hatches mais vendidos do primeiro semestre de 2024 no Brasil
Anteriormente disponível com motor a combustão e híbrido, o Countryman agora chega ao Brasil apenas em versão elétrica. Foi uma decisão da marca para o País. Em outros mercados, o modelo tem opções com o motor 2.0 turbo a gasolina, como na série esportiva John Cooper Works com 312 cv de potência, além de uma variante com sistema híbrido leve.
Em evento organizado pelo BMW Group Brasil em Campos do Jordão (SP), o Jornal do Carro avaliou o Countryman SE ALL4 Top. Esta é a configuração mais requintada do carro no Brasil (e também no exterior), com preço sugerido de R$ 339.990. Outra versão de acabamento, com valor mais em conta, é a Exclusive, à venda por R$ 294.990.
Com esses valores, o novo Mini Countryman, sobretudo na versão Exclusive, entra na disputa direta contra o badalado Volvo EX30. O SUV da marca sueca, que é importado da China, está disponível no Brasil em quatro versões, que custam entre R$ 229.950 e R$ R$ 293.950.
Maior Mini da história
Lançado na Europa em outubro de 2023, a terceira geração do Mini Countryman não é mais tão “mini”. Por outro lado, é o maior carro já projetado pela empresa britânica. Mede 4,43 metros de comprimento por 1,84 m de largura e 1,65 m de altura. A distância entre-eixos é de 2,69 m. Comparado ao SUV da linha anterior, o novo modelo cresceu 13 centímetros no comprimento e ganhou 6 cm de altura. Essas proporções vêm esculpidas no desenho clássico da marca, inspirado nos Minis do passado e com nuances modernas. O Countryman, por exemplo, baseia-se no Mini Traveller da década de 1950.
À primeira vista, as mudanças no visual do novo Mini Countryman parecem sutis comparado ao desenho do modelo da segunda geração. Contudo, com um olhar mais atento as diferenças aparecem. As porções dianteira e traseira do carro, por exemplo, têm linhas suavizadas. O modelo anterior pareceria ser mais “musculoso”, com formas e vincos mais evidentes. Ou seja, é um veículo com um perfil mais esguio. Não por acaso, o SUV renovado melhorou na aerodinâmica. Assim, tem um coeficiente de arrasto de 0,26, contra o Cx de 0,33 da linha descontinuada em 2023.
O conjunto óptico do novo Countryman lembra o da geração anterior, mas agora assume um estilo mais sofisticado, com assinatura de LEDs no formato de quadrilátero com bordas arredondadas. Em contrapartida, afasta-se cada vez mais do estilo com faróis redondos, uma das características memoráveis dos antigos Mini. As rodas têm 18 polegadas nas versões Top e Exclusive, mas cada uma tem desenho próprio. Também há opção de rodas de 20″.
Outra mudança importante no SUV é o nome. O veículo não se chama mais Cooper Countryman. Ele agora é apenas Countryman (“Homem do Campo” ou “Caipira”, em traduções livres).
Mini Countryman SE ALL4 tem Tração 4×4 por software
O trem de força do Mini Countryman SE ALL4 possui dois motores elétricos, um em cada eixo. Com essa configuração, o veículo tem tração 4×4. Além disso, devido aos controles eletrônicos do conjunto mecânico elétrico, a distribuição do torque entre as rodas pode ser altamente variável, controlada por um software que rapidamente modula a entrega da força entre os eixos conforme a necessidade. É a parte do veículo que a marca chama de “ALL4”.
De acordo com o fabricante, os dois motores elétricos combinados geram de 310 cv de potência e 50,5 mkgf de torque máximo. Essa força faz o Countryman SE ALL4 acelerar de 0 a 100 km/h em 5,6 segundos e alcançar velocidade máxima de 180 km/h, limitada eletronicamente.
As baterias, instaladas no assoalho do carro e que formam um sobressalto no porta-malas, têm capacidade de 63,7 kWh. Segundo a Mini, conectado a um Wallbox de 11 kW, o Countryman SE ALL4 pode ter suas baterias completamente recarregadas em 6 horas e 20 minutos. Em estações de recarga rápida do tipo DC (até 350 kW), é possível recuperar de 10% a 80% da energia em 29 minutos. Conforme dados da marca, o novo SUV elétrico tem alcance de 320 km (pelo padrão do Inmetro).
Interior retrofuturista com itens reciclados
Na posição do motorista, a primeira novidade que se nota no Countryman SE ALL4 é a ausência do painel atrás do volante. A Mini suprimiu esse componente no carro e o substitui por um head-up display. O sistema projeta uma imagem do velocímetro no parabrisa, bem como indicações do navegador. Ademais, todas as informações do veículo e os recursos da central multimídia são acessadas pela tela redonda no centro do painel.
Essa tela redonda dos Mini foi redesenhada e incorporou mais funções ao longo dos últimos, sob a administração do grupo BMW. Antes um enorme velocímetro com conta-giros do motor, o quadro de instrumentos analógico agora é um avançado monitor. A tela tem a tecnologia OLED, de altíssima definição, e requer até uma placa de vídeo potente da Nvidia para funcionar. É um belo item no interior do carro, com interfaces muito bem desenhadas e comandos touchscreen intuitivos.
O Countryman SE ALL4 é da nova safra de carros da Mini com interiores decorados com superfícies têxteis. É uma tentativa de tornar a cabine mais aconchegante e agradável, com o painel, peças das portas e outros detalhes cobertos por um tecido bicolor tricotado. De acordo com o fabricante, esse material é feito de poliéster reciclado.
A cabine do veículo é adequada para quatro ou cinco pessoas, com algum aperto entre os ombros dos ocupantes no banco traseiro. Porém, como este é o maior Mini de todos os tempos, não falta espaço para pernas e cabeças dos passageiros. A capacidade do porta-malas é de 460 litros (ou 1.450 l com os bancos traseiros rebatidos), 10 l a mais que o modelo da segunda geração.
Mini Countryman SE ALL4 tem condução divertida e sensitiva
De maneira geral, os carros elétricos, mesmo aqueles não tão potentes, têm respostas fortes e imediatas de aceleração. O quanto isso pode ser agradável ou divertido, vai do acerto que cada montadora faz em seu carro. Nesse sentido, a Mini, apoiada pelo expertise do grupo BMW, fez um bom trabalho no Countryman SE ALL4 para aproveitar ao máximo seus mais de 300 cv de potência.
Em curvas fechadas, contornadas com um ímpeto extra, o Countryman elétrico é um carro com suspensão firme, tal como um BMW de mesmo porte. O ajuste dos amortecedores também impede que a frente do carro levante durante uma arrancada ou retomada. Ele acelera sem apresentar oscilações da carroceria, como se andasse em trilhos.
Para quem sente falta do ruído do motor, a Mini incluiu no Countryman um sistema de som que acompanha a aceleração dos motores elétricos. No entanto, em vez de um ronco, o som se assemelha a uma música, como um pianista glissando nas teclas de um piano infinito. Ao desacelerar, as notas tocam ao inverso, indicando a operação dos freios regenerativos. É uma melodia onde o pé do motorista no acelerador define o compasso e o estilo.
Prós
O Countryman SE ALL4 é um carro divertido de dirigir, oferece boa autonomia e tem espaço interno para satisfazer uma família. Além disso, na versão Top, é um carro que oferece um nível mais elevado de requinte comparado ao seu principal concorrente, o Volvo EX30.
Contras
Embora tenha a proposta de SUV e um avançado sistema de tração 4×4, os pneus de perfil baixo do Countryman não são adequados para encarar terrenos acidentes. No entanto, o Jornal do Carro ainda não avaliou o carro nessa condição. O preço acima do Volvo EX30 é outro porém.
FICHA TÉCNICA
Mini Countryman SE ALL4
Motor: dois motores elétrico, montados nos eixos
Potência: 313 cv a 1 rpm
Torque: 50,5 kgfm a 1 rpm
Câmbio: automático, tração 4×4
Comprimento: 4.44 metros
Largura: 2.06 m
Altura:1.65 m
Entre-eixos: 2,69 m
Porta-malas: 260 litros (1.450 l com bancos traseiros rebatidos)
Bateria: íons de lítio, com 63,7 kWh
Autonomia: 320 km (Inmetro)
Peso: 2075 kg (vazio)
Preços: R$ 294.990 (Exclusive) e R$ 339.990 (Top)