A Volvo tinha um plano: migrar totalmente para os carros elétricos. Porém, com incertezas pairando sobre os veículos a bateria, o jeito foi prolongar a vida dos híbridos. E a marca tratou de atualizar seus dois SUVs mais vendidos. Tanto XC60 quanto XC90 acabam de receber atualizações discretas, mas que trazem frescor aos veteranos. O Jornal do Carro foi até Luleå, no norte da Suécia, e acelerou em primeira mão o novo XC90, que chega aqui em abril.
Nesta atualização, pouco muda em relação ao modelo que estreou em 2015. O SUV de 7 lugares exibe dianteira renovada, com faróis, para-choques e grade redesenhados. O resultado deixou o XC90 com aparência mais moderna. A iluminação mantém a assinatura no formato “Martelo de Thor”, enquanto a grade tem frisos cromados diagonais. Nas laterais, há novas rodas. E na traseira, tudo igual, continuam as lanternas que descem pelas colunas.
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Multimídia semiflutuante é novidade na cabine
Por dentro, a Volvo também mexeu pouco no XC90. Basicamente, a montadora atualizou o multimídia, que agora tem tela semiflutuante – antes era embutida no painel. Com isso, a marca reestilizou levemente os difusores de ar. O novo display é um pouco maior, passou de 9 para 11,2 polegadas. Além disso, ganhou versão mais moderna do software Google, com barra fixa no rodapé para facilitar a navegação e acesso às configurações do carro.
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Assim como nos SUVs elétricos EX30 e EX90, o multimídia do novo Volvo XC90 passa a contar com uma tela mais moderna e de melhor resolução. Esta agora traz o chip ultrarrápido Snapdragon, da Qualcomm. O sistema permite usar aplicativos e acessar serviços como Assistente Google e navegação Maps sem o smartphone. Outras novidades são o carregador de celular por indução mais potente e câmeras de visão 360º aprimoradas, bem como novos acabamentos.
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Novo XC90 tem mais versões
Neste relançamento, o Volvo XC90 conta com três versões disponíveis: Plus, Ultra e Ultra Dark (esta última uma novidade). O SUV de 7 lugares basicamente mantém as medidas, já que não troca de plataforma – são 4,95 metros de comprimento e 2,98 m de entre-eixos, 1,76 m de altura e 1,92 m de largura. O porta-malas, da mesma forma, continua com volume de 640 litros com a terceira fila de bancos rebatida e configurado para 5 pessoas.
Novo Volvo XC90 mantém conjunto híbrido
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O SUV de 7 lugares mantém o conhecido conjunto híbrido T8. Este reúne motor 2.0 a gasolina capaz de gerar 306 cv de potência aliado a um motor elétrico de 143 cv. A tração é integral e o câmbio automático tem oito marchas. Neste caso, a potência combinada é de 468 cv e o torque máximo chega a 72,3 mkgf. Já a bateria de 14,7 kWh tem autonomia de 47 km em modo elétrico no padrão PBEV do Inmetro. Conforme a Volvo, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 5,3 segundos e a velocidade máxima é de 180 km/h.
Nos Estados Unidos, o Volvo XC90 também ganhou opções híbridas leves com sistema de 48 volts. As versões B5 e B6 têm 247 cv e 296 cv, respectivamente. Mas estas opções não devem chegar ao Brasil. Para além da mecânica, a montadora revisou a suspensão a ar, que pode baixar em 20 mm na estrada, para melhorar a aerodinâmica, ou elevar em 40 mm para trafegar fora-de-estrada. Bem como aprimorou o isolamento acústico do modelo.
O novo XC90 deverá permanecer na faixa de preço atual, que começa em R$ 621.950 na versão Plus e vai até R$ 675.950 na topo de linha Ultra.
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Ao volante, poucas mudanças, muito conforto
Neste primeiro contato, o Volvo XC90 mostrou que continua um excelente SUV premium, mesmo sem mudar o projeto que estreou há 10 anos. O SUV de 7 lugares é bastante espaçoso na cabine e continua a ser um dos poucos híbridos plug-in com 7 lugares no mercado premium. Isso mostra o quanto a marca sueca acertou ao criar o modelo anos atrás. Além disso, o modelo tem acelerações poderosas e convence ao volante com desempenho sólido.
Prova disso é a aceleração de zero a 100 km/h em cerca de 5 segundos. Ao mesmo tempo, o SUV mantém a pegada ecológica, com acabamento caprichado e materiais reciclados. E vem recheado de equipamentos e recursos avançados de assistência à condução. Há, por exemplo, tampa traseira com abertura elétrica, ar-condicionado de quatro zonas, teto solar panorâmico e sistema de som premium da Bowers & Wilkins (na versão Ultra).
Para motorista e passageiro, a principal evolução a bordo é o novo multimídia. Além da tela maior, os novos chip e software deixam a navegação mais fácil e rápida, com a barra fixa para ajustar configurações do veículo. Além disso, clientes mais tradicionais irão gostar do fato de que o XC90 preserva os comandos físicos – há mais botões que nos novos SUVs elétricos da marca. Por fim, o melhor isolamento deixou a cabine ainda mais agradável.
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PRÓS
Visual atualizado, suspensão revisada, melhor isolamento acústico e novo multimídia trazem frescor ao veterano SUV híbrido da Volvo
CONTRAS
Embora tenha evoluído, o XC90 mantém o projeto de dez anos e não recebeu mudanças no conjunto híbrido, que poderia ter alcance elétrico maior
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FICHA TÉCNICA
Novo Volvo XC90 T8 Ultra PHEV
Motor: 2.0 turbo, 4 cilindros, gasolina + elétrico
Potência máxima combinada: 462 hp
Torque máximo combinado: 709 Nm
Câmbio: Automático, oito marchas; Tração integral AWD
Bateria: 18,8 kWh
Autonomia elétrica: 47 km
Comprimento: 4,95 metros
Entre-eixos: 2,98 metros
Altura: 1,76 metros
Largura: 1,92 metros
Altura do solo: 20,5 cm
Aceleração 0-100 km/h: 5,3 segundos
Velocidade máxima: 180 km/h
Preço: Não divulgado
*O jornalista viajou a convite da Volvo Car Brasil.
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