
Um dos produtos mais importantes da Audi no mundo, com mais de 1,5 milhão de unidades vendidas globalmente, o Q5 chega à segunda geração como uma evolução, não uma revolução ante o predecessor. Há notáveis melhorias, com o objetivo de manter o modelo como um dos preferidos no segmento. A novidade chega ao Brasil em junho e seu preço ainda não foi definido, mas deve partir de R$ 250 mil.
Um dos destaques do novo Q5 é a redução de peso, de cerca de 100 quilos. Essa leveza se faz sentir quando o carro está em movimento, pois ele entrega um bom desempenho. As versões vendidas no Brasil terão motor 2.0 turbo de 252 cv, o mesmo que equipa o A4 de topo e o A6 de entrada, além do Porsche Macan básico.
Com câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas e tração integral, o Q5 não sofre para andar rápido em cidade e estrada. O motor tem força para levar o utilitário e os vários modos de condução adaptam o carro às condições de estrada e ao gosto do motorista.
O modo esportivo não transforma o comportamento do Q5, mas dá ao modelo respostas mais prontas do acelerador e do câmbio.
Aliás, as trocas de marcha são muito rápidas, típicas do sistema de dupla embreagem da marca. Em modo automático não há trancos nem indecisão na seleção das velocidades . O carro deslancha com suavidade e silêncio a bordo. As mudanças manuais também são imediatas, com opção de trocas por meio de aletas no volante.
Mesmo quando conduzido com mais entusiasmo, o Q5 não perde o refinamento ou o conforto a bordo. Há algum ruído de pneus e vento em alta velocidade, mas nada que chegue a incomodar os ocupantes.
Estilo. O visual não surpreende, pois o modelo parece um Q7 mais curto. A frente alta tem faróis com luzes diurnas de LEDs e grade hexagonal com filetes cromados, muito semelhante à de todos os outros Audi.
O perfil é discreto e elegante, deixando claro que o Q5 é um utilitário eficiente e prático, sem muitas firulas. Há bom espaço interno para quatro ocupantes – o banco traseiro até leva três pessoas sem sufoco, mas o passageiro do meio sofrerá com um elevado túnel central, necessário para o sistema de tração integral.
Os ocupantes têm à disposição ar-condicionado de três zonas, bancos de couro com ajustes elétricos para os da frente, teto solar panorâmico e sistema multimídia com GPS. Como opcional, o Q5 pode receber ainda itens como painel virtual configurável e head-up display, que projeta dados do quadro de instrumentos no para-brisa, evitando que o motorista desvie os olhos da via.
VIAGEM A CONVITE DA AUDI