Produto mais importante globalmente para a BMW, o X3 chega ao Brasil em sua quarta geração, oito meses após a estreia mundial. Inicialmente o SUV será oferecido apenas na versão de topo M50 xDrive, mas outras opções devem desembarcar por aqui ao longo do ano. Importado dos EUA, o modelo cresceu, recebeu tecnologia híbrida leve a ficou R$ 20 mil mais caro.
Apesar de o X3 rivalizar com Volvo XC60 ou Audi Q5 nas configurações mais básicas – que são mais baratos e menos potentes -, nesta com preço de R$ 624.950 o deixam em uma área mais cinza. Esportivo e com até 398 cv, acaba sendo elevado a um patamar superior da categoria premium. Assim, concorre com Porsche Macan S (R$ 645 mil/380 cv) ou mesmo Mercedes-AMG GLC 43 (R$ 685.900/421 cv), por exemplo. As vendas começam no próximo dia 25.
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Medidas e design do novo X3
O design mudou bastante, entretanto, ainda traz a identidade visual do X3. Há quem possa reclamar da grade exagerada, mas não dá para negar que a frente ficou mais parruda. Entre outras diferenças estão os farois mais verticais com luzes em forma de L – agora full LED e não mais a laser – e entradas de ar menores. Na lateral, a linha de cintura acompanha o teto, que tem uma caída mais evidente na traseira. As caixas de roda também ficaram mais largas. Aliás, as rodas agora são maiores, de 21”, e abrigam pinças de freio na cor azul. Atrás há lanternas em forma de seta e ponteiras esportivas duplas entre as novidades.
Nas medidas, o carro cresceu no comprimento (4,76 metros, + 5 cm) e largura (1,92 m, + 2 cm) em relação ao antecessor. Contudo, ficou um pouco mais baixo (1,66 m, – 2 cm). Já a distância entre os eixos de 2,86 m permanece a mesma. O porta-malas leva 570 litros, uma boa diferença em relação ao modelo anterior, que tinha 450 l de capacidade. Uma curiosidade em relação à nomenclatura: antes a versão chamava M40i, mas agora o “i” (que era de injeção eletrônica) passa a ser usado exclusivamente na linha de elétricos da marca.
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Interior e equipamentos
Um dos grandes destaques do SUV é o novo interior, que traz agora uma barra interativa de cristal e outras molduras que mudam de cor – são 15 disponíveis. O volante esportivo tem base reta e marcação vermelha na posição de 12h. Há ainda regulagem para o ar-condicionado nas portas com tecnologia touch. Na parte de infotainment, a tela dupla e curva, já conhecida em outros modelos da marca, integra o painel de instrumentos digital de 12,3” e a central multimídia de 14,9” com o sistema operacional 9 da BMW. Há ainda uma nova alavanca de câmbio e três cores para o revestimento de Veganza (uma espécie de couro ecológico mais resistente): preto, marrom e bege.
Na lista de equipamentos, destaque para teto panorâmico, bancos dianteiros esportivos com aquecimento, carregador de celular por indução, assistente de estacionamento e sistema de som da Harman Kardon de 750 watts. Claro que não poderia faltar aquele pacotão completo de auxílios à condução, como manutenção em faixa com correção, controle de cruzeiro adaptativo, assistente de tráfego cruzado, prevenção de colisão traseira, entre outros.
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Motor e desempenho
Pela primeira vez, o X3 recebe um sistema híbrido leve de 48 volts, que ajuda na economia de combustível e dá uma forcinha extra nas acelerações mais fortes. A tecnologia é combinada com o motor 3.0 biturbo de seis cilindros em linha a gasolina, capaz de entregar 381 cv e 55,1 mkgf em condições normais. Entretanto, com o auxílio do sistema MHEV, a potência tem um overboost de até 17 cv e 4 mkgf, atingindo pico de 398 cv e 59,1 mkgf. Pode até não parecer muito, mas o “kick” quando se pisa fundo é um coice de respeito.
O câmbio é automático de oito marchas, com tração integral. No quesito desempenho, o carro chega aos 100 km/h em somente 4,6 segundos – números consideráveis para um SUV de mais de duas toneladas. E ainda atinge velocidade máxima de 250 km/h, limitada eletronicamente. Ah, e por mais que o sistema MHEV não seja considerado um híbrido de fato, ele é considerado híbrido na documentação. Desse modo, não participa do rodízio em São Paulo, por exemplo.
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Primeiras impressões
Ao entrar no novo X3 impressiona o bom nível de acabamento, ainda que muitas superfícies sejam de plástico rígido. Alguns detalhes são desnecessários, como os comandos do ar-condicionado na porta ou as molduras iluminadas exageradas. Talvez se fossem mais finas e delicadas dariam um ar mais sofisticado à cabine. Contudo, como é uma versão esportiva, esses “exageros” até passam. Alguns vão adorar, outros, como eu, podem achar meio over.
A posição de dirigir é ótima, com ajustes que agradam tanto quem quer ficar mais colado ao assoalho quanto aos típicos motoristas de SUVs que curtem sentar nas alturas. De qualquer forma, a pegada no volante é ótima e a visibilidade também agrada.
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Em questão de desempenho, é difícil criticar. O carro é um foguetinho, com acelerações fortes e rápidas. Quando você pisa fundo no acelerador, às vezes há um atraso para que a potência total entre em ação e o carro dispare em alta velocidade. Mas o mais legal é que a função overboost pode ser acionada manualmente ao pressionar a borboleta de troca de marchas no lado direito. Ela funciona muito bem quando você precisa fazer uma ultrapassagem mais rápida com segurança, por exemplo.
Na estrada, a suspensão adaptativa que, de acordo com a BMW, recebeu ajustes no conjunto de amortecedores, é um primor. Oferece ótima estabilidade e confiança para entrar nas curvas. Ou seja, o X3 não tem a rolagem de carroceria típica dos SUVs. Por outro lado, ao rodar em locais com lombadas e buracos, a dureza do conjunto é sentida até a raiz dos cabelos dos ocupantes, com baques secos a cada obstáculo. É o preço de ter um esportivo em cidades que não estão preparadas para isso… Mas o conjunto da obra é digno de cair o queixo. Apesar do preço nas alturas.
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FICHA TÉCNICA
BMW X3 M50 xDrive 2025
Motor: 3.0, 6 cilindros em linha, gasolina com tecnologia híbrida leve
Potência: 381 cv (398 cv com o sistema MHEV) entre 5.200 rpm e 6.250 rpm
Torque: 55,1 mkgf (59,1 mkgf com o sistema MHEV) entre 1.900 rpm e 4.850 rpm
Câmbio: Automático, 8 marchas; tração integral
0 a 100 km/h: 4,6 segundos
Dimensões: 4,76 m (comprimento), 1,92 m (largura), 1,66 m (altura) e 2,86 m (entre-eixos)
Porta-malas: 570 litros
Peso (ordem de marcha): 2.029 kg
Preço sugerido: R$ 624.950
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