Quase um ano depois de sua apresentação mundial, o Mini Aceman estreia no Brasil. Primeiro carro da marca desenvolvido para ser somente elétrico, o crossover feito na China chega às lojas na próxima semana. Com duas versões disponíveis, o modelo tem preço de 254.990 na de entrada E e de R$ 304.990 na topo de linha SE. Seu principal rival deverá ser o Volvo EX30 e o Zeekr X, que compartilham a plataforma, já que as duas marcas pertencem ao grupo Geely.
O Aceman chega também para preencher uma lacuna no portfólio da Mini. De acordo com a empresa, o modelo foi pensado para agradar clientes que desejam um SUV menor, já que o Countryman cresceu muito na atual geração. Assim, quando foi concebido, o novato recebeu dimensões bem próximas às do Countryman anterior.
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Design e medidas do Mini Aceman
Por ser um carro inédito, traz sua personalidade única, mas sem deixar de lado a identidade visual da Mini. Seu estilo é bem limpo, com linha de cintura alta e teto bem delineado. O desenho da grade dianteira é familiar ao restante da gama, mesmo que a peça seja fechada por se tratar de um carro elétrico. Farois angulares completam a dianteira.
Nas laterais, destaque para as caixas de rodas com molduras plásticas. As rodas de 18” têm acabamento diferente conforme a configuração. Atrás, há um spoiler conectado à tampa do porta-malas e lanternas em formato vertical. Mas uma das coisas mais bacanas do conjunto óptico é a possibilidade de personalização. Assim, faróis e lanternas podem variar entre três desenhos diferentes.
Em termos de medidas, o Aceman tem 4,07 metros de comprimento, 1,75 m de largura, 1,51 m de altura e 2,61 m de entre-eixos. Já o bagageiro leva 300 litros, podendo atingir 1.005 l com o banco traseiro rebatido.
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Interior e equipamentos
Na cabine, não há como negar que você está dentro de um carro da Mini. Os elementos arredondados aparecem em diversos lugares, mas o grande destaque é a tela redonda personalizável de OLED com 240 mm de diâmetro no centro do painel. Abaixo dela há uma barra de comandos onde é possível dar a partida no carro e ajustar outras funções do veículo. Apesar de não ter tudo concentrado na tela, como no caso do EX30, o Aceman também não tem painel de instrumentos, o que obriga o motorista a ficar olhando para a central multimídia para ver a quilometragem na versão E. A SE, contudo, vem com Head up display, o que ameniza a situação.
O acabamento também é um grande barato: não há couro, cromados ou galvanizados, deixando a decoração por conta de materiais recicláveis e tecidos coloridos que enfeitam a cabine de forma divertida, mas sem exageros. Ou ao menos dentro da proposta do que sugere um carro da marca. Há ainda teto panorâmico com iluminação interna, navegação, assistente de estacionamento, carregador de celular por indução e sistema de som com assinatura da Harman Kardon. O único opcional é a cor do teto, que pode ser preto, branco, da cor da carroceria ou multi tone azul (esta última somente na SE).
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Motorização e desempenho
Na configuração de entrada E, o crossover traz motor elétrico dianteiro que rende 184 cv de potência e 29,6 mkgf de torque. Desse modo, acelera de 0 a 100 km/h em 7,6 segundos e atinge velocidade máxima de 170 km/h. Sua bateria de 42,5 kWh garante uma autonomia de 253 km, de acordo com o Inmetro. Já o carregamento de 10% a 80% em estações de recarga DC ocorre em 28 minutos. Em carga lenta AC, leva 4h15 para ir de 0 a 100%.
Já a opção esportiva SE vem com motor de 218 cv e 33,7 mkgf. No desempenho, chega aos 100 km/h em 7,1 segundos e atinge máxima de 180 km/h. O alcance é de 270 km por conta da bateria maior, de 54,2 kWh. Nas mesmas condições no modo DC a recarga é feita em 31 minutos, enquanto no AC o tempo total de carregamento é de 5h45. Foi com essa, aliás, que tivemos nosso primeiro contato ao volante.
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Primeiras impressões
Apesar de o Aceman ser bem gostosinho de dirigir, não pense que você terá a mesma sensação ao volante que no Cooper, que tem aquela pegada de kart tão alardeada pela Mini. E nem me atrevo a falar da versão a combustão, pensando na elétrica mesmo. Por ser maior e mais alto, não passa a mesma impressão de colar no chão conforme a velocidade aumenta. Isso não significa que seja ruim, nem de longe! O modelo tem acelerações progressivas e bastante equilíbrio na estrada. E o motorzinho de bons 218 cv e 33,7 mkgf dá conta do recado com tranquilidade. A suspensão também é mais macia, priorizando o conforto em vez da esportividade. Mesmo a bordo da versão mais “esportiva”.
Além disso, a experiência é bem divertida por conta dos modos de condução. Quer dizer, alguns deles, porque boa parte não altera o comportamento de forma perceptível. O modo mais “econômico” Green, por exemplo, deixa as acelerações mais morosas. O que é normal, já que o intuito aqui é ter um gasto menor de energia. O mais legal, entretanto, é o esportivo Go-Kart, que mesmo com esse nome, repito, não lembra a dinâmica do Cooper. Mas que deixa a dirigibilidade mais divertida, não tenha dúvidas. Ao menor toque no acelerador o carro dispara feito um foguetinho e a direção fica mais firme. Sem contar que o som eletrônico (diferente em cada uma das experiências) é um charme à parte.
Uma coisa que me incomodou logo de cara foi a empunhadura do volante. Isso porque existem duas saliências bojudas nas laterais para “forçar” o motorista a colocar as mãos na tradicional posição “15 para as 3” (que é quando você olha para a direção como se fosse um relógio). Até aí não teria tanto problema, mas na hora de manobrar causa um certo desconforto. Um volante liso e libertário seria mais interessante nesse caso. O fato é que, no geral, o conjunto da obra do Aceman agrada bastante. É feito na medida para quem gosta de um carrinho ágil e também precisa de mais espaço – embora não muito mais.
Ficha técnica
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Mini Aceman SE
- Motor: elétrico, dianteiro
- Potência: 218 cv
- Torque: 33,7 mkgf
- Capacidade da bateria: 54,2 kWh
- Dimensões: 4,08 m (comprimento), 1,75 m (largura), 1,51 m (altura) e 2,61 m (entre-eixos)
- Porta-malas: 300 litros
- Autonomia (Inmetro): 270 km
- Peso (ordem de marcha): 1.710 kg
- Preço sugerido: R$ 304.950
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