Aceleramos o Volkswagen Up! 1.0 turbo

Compacto é o primeiro 1.0 flexível com injeção direta de combustível e turbo. Potência foi de 82 cv para 105 cv

Por 24 de jul, 2015 · 6m de leitura.

Na saída do semáforo, mesmo pisando pouco no acelerador, o pequeno Up! salta na frente, manifestando vigor incomum para um veículo 1.0. Enquanto a velocidade sobe com rapidez, o motor emite um som em falsete, típico dos três-cilindros. O ânimo todo é graças ao turbo, uma das duas novidades do carrinho de 3,64 metros. A outra é a injeção direta. Nem na Alemanha o compacto da Volkswagen tem esse propulsor.

O 1.0 turbo só não está disponível para versão de entrada (leia mais abaixo). Os preços partem de R$ 43.490. A opção avaliada, a Speed Up!, tem tabela de R$ 49.990.


Se a melhora no desempenho é decorrência da adoção do turbo, a surpresa foi a economia. Segundo a VW, o Up! TSI (a sigla identifica o modelo turbinado) passa a ser o automóvel mais econômico do País, à exceção dos híbridos (caso do Toyota Prius e Ford Fusion Hybrid).

Dois números resumem bem o “currículo” do Up! turbo: 0 a 100 km/h em 9,1 segundos (etanol), e 16,1 km/l de gasolina na estrada. Como se alia desempenho de 1.8 (ou mais) com economia de 1.0 (ou menos)?

O responsável pelo aumento de desempenho é o pequeno turbo da BorgWarner. O rotor da turbina tem menos de 4 cm de diâmetro. Como é compacto e muito leve, não oferece resistência à movimentação de gases de escape (são eles que fazem o turbo girar). Com isso, basta uma leve pressão no acelerador para o carro responder. O motor tem 105 cv e 16,8 mkgf a apenas 1.500 rpm – com etanol.


Como as respostas são boas, o motorista não precisa “afundar” o pé para o veículo deslanchar. Afora o turbo, a injeção direta de combustível é a principal responsável pela economia. Nesse sistema, gasolina e/ou etanol são pulverizados em alta pressão na câmara de combustão. É um processo mais preciso do que o convencional. Entre os carros flexíveis, esse recurso está presente no Ford Focus e no BMW 320i.

Por causa da melhor queima no interior dos cilindros, o resultado é maior eficiência energética. Mas não só isso. Embora a relação de marchas seja a mesma do Up! aspirado, o diferencial foi alongado em 26%, o que também colaborou para a economia de combustível, por reduzir a rotação do motor.

A combinação de tudo isso resulta em respostas sempre espertas, principalmente acima de 2 mil rpm.


PARA QUASE TODAS AS VERSÕES
Para celebrar a chegada do novo motor, a Volkswagen está lançando a série especial Speed Up!. Com ela, a montadora pretende retomar a aura de esportividade de modelos como Gol GTS e GTi. O Speed Up! será equipado exclusivamente com turbo.

Além da série especial, o motor TSI equipará todas as versões do Up!, com exceção da básica, a Take Up!.

Todo Up! TSI vem com tampa traseira preta, qualquer que seja a cor da carroceria. Essa é uma das poucas diferenças em relação ao modelo aspirado. A outra é o aumento de 4 cm no para-choque dianteiro, para acomodar o radiador suplementar do turbo.