Foton, Tunland V9, picape híbrida
Foton/Divulgação

Aceleramos: picape híbrida, Foton Tunland vem ao Brasil em 2025

Com sistema híbrido leve, Foton Tunland promete autonomia acima de 900 km e terá preços muito competitivos

Por Thiago Vinholes 06 de out, 2024 · 12m de leitura.

A Tunland, fabricada na China pela Foton, tem sistema híbrido que une motores a diesel e elétrico. Assim, a picape média oferece o bom desempenho e a ampla autonomia do motor térmico, ideal para estradas, bem como a possibilidade de rodar no trânsito urbano com baixo nível de emissões de poluentes.

O Jornal do Carro viajou à China para conhecer a picape híbrida, que deve chegar ao Brasil no começo de 2025. A Foton, por ora, não crava a data exata de lançamento da Tunland no mercado nacional. Antes disso, é preciso completar a homologação do modelo no País. No entanto, diretores da Foton e, sobretudo, concessionários brasileiros da marca, apostam alto no novo produto. Há até uma estimativa de preço para a picape, de cerca de R$ 250 mil.

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Foton, Tunland
Tunland V9 tem visual que lembra bastante a da RAM 1500; Fotos: Thiago Vinholes/Jornal do Carro

As especificações da Tunland para o Brasil ainda podem mudar, assim como o preço. O Jornal do Carro apurou que os diretores da Foton são flexíveis em relação ao produto. Dessa forma, a marca está disposta a fazer alterações conforme as demandas do consumidor brasileiro. Mesmo assim, os concessionários dizem que já fizeram grandes volumes de encomendas. A expectativa é de que as vendas fiquem em torno de mil unidades no primeiro ano, considerando as duas versões, V7 e V9.

Foton Tunland híbrida tem sistema inédito em picapes

Sistemas híbridos a diesel e elétrico são mais voltados a veículos grandes para aplicação comercial, como caminhões, ônibus e outros pesados. Esses conjuntos combinam a eficiência do diesel com a eletricidade para melhorar o consumo de combustível e reduzir as emissões. Fabricantes como Volvo, Mercedes-Benz e Scania já projetaram trens de força desse tipo. Peugeot e Land Rover também produziram carros de passeio nessa configuração. Porém, no segmento de picapes médias, a Tunland é única.

Foton, picape híbrida
Picape comporta até 1.000 kg de carga na caçamba – Thiago Vinholes/Jornal do Carro

A picape chinesa tem conjunto híbrido leve. Ou seja, combina motor de combustão interna com um sistema elétrico, que sozinho não é capaz de mover o veículo. O motor a diesel da Tunland é um 2.0 de quatro cilindros com turbo de geometria variável fabricado pela Aucan. Essa marca é uma divisão da Foton na China em parceria com Cummins, uma das principais fabricantes de motores a diesel do mundo.

De acordo com dados da empresa, são 175 cv de potência e 45,8 mkgf de torque. Além disso, há o sistema elétrico fornecido pela Valeo, de 48 volts. A transmissão da Tunland também tem “assinatura” famosa. O câmbio é o 8HP, automático de oito velocidades, fornecido pela ZF. A picape média, como é praxe do segmento no Brasil, tem tração 4×4 com reduzida.

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Picape da Foton tem visual robusto, mesmo na versão urbana V9 – Foton/Divulgação

Segundo a Foton, há ainda sistema que transforma em eletricidade as forças geradas em desacelerações e frenagens. Este, aliás, é um único meio de recarregar a bateria do veículo. De acordo com a marca, tanto na versão V& quanto na V9 e Tunland tem tanque para 76 litros de diesel. Também conforme dados da empresa, a autonomia chega a 950 quilômetros.

Em outras palavras, graças ao sistema híbrido leve o consumo médio da picape é de um litro de diesel a cada 12,5 km. Colabora com isso o sistema Start&Stop, que desliga e religa o motor automaticamente em paradas longas, como as de semáforos, bem como em congestionamentos, por exemplo.

Tunland tem ampla lista de equipamentos

Assim como é de praxe nos veículos chineses voltados a mercados externos, como o Brasil, a Tunland tem ampla lista de equipamentos. Nesse sentido, há, por exemplo, painel de instrumentos digital e central multimídia com tela de 14,6 polegadas de alta resolução. Além disso, a interface é muito intuitiva e fácil de usar. Da mesma forma, há sistema de som premium, que chega a fazer vibrar o corpo dos ocupantes.


Foton, Tunland V9
Interior tem opção de acabamento extravagante – Thiago Vinholes/Jornal do Carro

No mesmo sentido, não faltam itens voltados à segurança. As duas versões da picape vêm com sieis air bags (motorista, passageiro, coluna “B” do lado esquerdo e direito e coluna “C’ dos dois lados, além de distribuição eletrônica das forças de frenagem (EBD), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistência de frenagem (BAS), bem como controle de descida de rampa. Da mesma forma, há monitoramento da pressão dos pneus (TPMS), sensores de obstáculos e câmera na traseira.

Conforme a Foton, as duas picapes vêm de série com volante multifuncional, ar-condicionado automático de duas zonas e liberação das travas e da ignição sem uso de chave. Além disso, a Tunland V9, com estilo mais urbano, traz teto solar panorâmico – a V7 é voltada ao trabalho. Em comum, as duas têm cabine com bom nível de acabamento, incluindo revestimento de couro sintético, (há opção de cor laranja), e várias peças cromadas.


Foton, Tunland V9
Central multimídia tem uma tela flutuante de 14,6 polegadas – Foton/Divulgação

Design tem “inspiração” do Ocidente

No visual, a Tunland está longe de ter um projeto original. Enquanto a versão V7 é a “cara” da Ford F-150, com algumas alterações pontuais, a V9 tem a dianteira muito parecida com a da RAM 1500. As dimensões da picape chinesa também são similares às dos modelos norte-americanos, exceto pelo comprimento, que é menor.

Conforme dados do fabricante, a Tunland V7 tem 5,62 metros de comprimento, 2 m de largura e 1,91 m de altura. A distância entre os eixos é de 3,35 m. Por sua vez, a V9 é um pouco maior em largura e altura, com 2,09 m e 1,95 m, respectivamente. De acordo com informações da fabricante, as duas opções têm a mesma capacidade de carga, de até uma tonelada.


Tunland V7
Parte frontal da Tunland V7 imita a Ford F-150 – Foton/Divulgação

Impressões ao dirigir

Embora o visual e a lista de equipamentos agradem, para o consumidor brasileiro o desempenho pode deixar a desejar. O Jornal do Carro avaliou rapidamente a versão V9 em uma pista de teste na fábrica de motores da Foton, nos arredores de Pequim.

De imediato, ficou claro a falta de potência em retomadas, o que pode significar que é preciso fazer um melhor acerto do turbo. De acordo com dados da marca, a Tunland pode acelerar de 0 a 100 km/h em 8,8 segundos. Porém, a partir dessa velocidade o veículo demora a responder. Segundo o fabricante, a picape alcança velocidade máxima de 160 km/h.


Foton, picape híbrida
Tunland V9 vai bem no 0 a 100 km/h, mas falta potência para retomadas – Foton/Divulgação

Todavia, a despeito da falta de fôlego para ultrapassagens, por exemplo, a Tunland roda macio. Essa qualidade se dá, principalmente, graças à suspensão traseira do tipo independente, que filtra muito bem as imperfeições do solo.

Conforme a Foton, em breve a Tunland vai ser vendida no Brasil nas versões V7 e V9. Segundo executivos da marca, antes disso a meta é corrigir pontos que possam desagradar o consumidor brasileiro. Nesse sentido, não está descartada a inclusão de mais recursos e até mesmo a adoção de motor mais potente.


Ficha técnica – Foton Tunland V9

  • Motor: 2.0 turbodiesel com sistema híbrido leve de 48V
  • Potência: 160 cv
  • Torque: 45,5 mkgf
  • Câmbio: automático, oito marchas, tração 4×4 com reduzida
  • Pneus: 265/70R18
  • 0 a 100 km/h: 8,8 segundos
  • Velocidade máxima: 160 km/h
  • Comprimento: 5.541 mm
  • Largura: 2.030 mm
  • Altura: 1.905 mm
  • Entre-eixos: 3.355 mm
  • Peso (vazio): 2.200 kg
  • Capacidade de carga: 800 kg

O jornalista viajou à China a convite da Foton Motor.

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