A Ranger Raptor, configuração mais esportiva e apimentada da picape, está fresquinha no mercado brasileiro. Mas não pense que é mais uma simples versão. Pelo contrário. Além de ser um projeto independente, a Ranger Raptor conta com um motor V6 desenvolvido exclusivamente para ela, bem como chassi novo e reforços estruturais para aguentar condições mais extremas no fora de estrada. Aliás, é a primeira vez que a configuração Raptor desembarca no Brasil, importada da Tailândia.
O preço para quem procura mais adrenalina com a Ranger Raptor, no entanto, não é baixo. De acordo com a Ford, a picape tem preço sugerido de R$ 448.600. Dessa forma, ela fica posicionada acima da versão topo de linha Limited, com tabela de R$ 339.990. Além disso, está abaixo da F-150 Lariat, versão de entrada da picape que custa R$ 479.990.
Seja como for, cabe dizer que, nessa faixa de preço, a Ranger Raptor se aproxima da tabela de picapes grandes. No entanto, conta com uma proposta off-road e tem alguns predicados que podem agradar quem busca mais empolgação. Aliás, segundo a Ford, a picape não tem concorrentes no Brasil. Mas analisando essa pegada mais esportiva do modelo, a rival mais próxima que temos no mercado é a Toyota Hilux GR-Sport, também preparada pela divisão de alta performance da marca. Ela custa R$ 372.990, mas tem motor a diesel. No entanto, é um grande salto de preço.
Mais de 390 cv
Logo de cara, vamos falar de motor. A Ranger Raptor é equipada com o 3.0 V6 biturbo que entrega 397 cv de potência e 59,9 mkgf de torque. Ou seja, tem 147 cv a mais que a Ranger tradicional. O câmbio, por sua vez, é o já conhecido automático de 10 marchas da F-150, Mustang e da Ranger V6 a diesel. No entanto, tem calibração própria para um alto desempenho. Não é à toa que a picape chegue aos 100 km/h em apenas 5,8 segundos. Em termos de consumo, é razoável para a proposta da picape. De acordo com a Ford, fica em 8,3 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada.
Só a suspensão é uma questão à parte. O conjunto tem estrutura reforçada e o maior curso do segmento, com 256 mm na dianteira (32% maior) e 290 mm na traseira (18% a mais). Há ainda amortecedores de competição Fox Live Valve Shocks 2.5, que se adapta às condições do terreno. Eles têm modos de ajuste automático para salto (Jump Mode), enchendo e enrijecendo os pistões para absorver o impacto. Aliás, tivemos a oportunidade de sentir o ajuste certo da suspensão em um pulo há mais de 100 km/h com um piloto profissional. A picape se manteve firme e não escapou em nenhum momento.
Outro ponto de atenção na picape da Ford é diferencial traseiro e o dianteiro blocante, que pode ser acionado tanto por um botão físico no console, como pelo navegador off-road na tela multimídia. Ele forma um eixo rígido para que as rodas girem ao mesmo tempo, evitando que a picape patine ou atole. Durante o percurso off-road, acionamos o modo de condução “Rock Crawl” para passar por um trajeto de subida em pedras. O modo automaticamente bloqueia o diferencial traseiro. Assim, passamos pelo trajeto sem grandes preocupações.
Ranger Raptor é empolgante
No geral, nesse primeiro contato, a picape é muito empolgante ao volante. O trajeto off-road, seu habitat natural, contava com trechos de lama e cascalho, que deixavam tudo mais escorregadio. No entanto, a direção da Ranger Raptor é firme e mesmo em solos mais complexos, a picape corrige a direção e te deixa confiante para acelerar, bem como fazer manobras. Aliás, vale mencionar as chapas inferiores em aço, que protegem a picape durante os percursos mais agressivos. Cabe lembrar que o modelo é calçado por pneus de uso misto de perfil alto e 17″.
Aliás, o motorista pode escolher entre seis modos de condução para enfrentar diversos tipos de terrenos. São eles: Normal, Escorregadio, Lama/Terra, Areia, Esportivo, Rock Crawl e Baja. Cada um traz ajustes específicos que facilitam a vida do condutor. Assim alteram, por exemplo, tração, suspensão, motor, entre outros. Além disso, o visual do painel de instrumentos muda de acordo com o modo escolhido.
Um dos destaques é o modo Baja, que tem como foco a performance no fora de estrada. Assim que é acionado, ele exibe as câmeras 360° na central multimídia. Além disso, melhora as respostas da picape. E vale ressaltar que tudo se torna mais divertido com a possibilidade de selecionar o som do escapamento. Basta clicar em um comando no volante que o “ronco” do motor pode ficar mais agressivo e intenso.
Off-road na veia
Cabe mencionar também a capacidade de imersão da Ranger Raptor de 850 mm, a maior da categoria. Esse quesito, no entanto, não foi possível testar durante o primeiro contato com a picape. Seja como for, a Ford também destaca o aumento nos ângulos de entrada (32°), de saída (27°) e de transposição de rampa (24°). Além disso, o vão livre do solo agora é de 272 mm.
Em alguns trechos, aceleramos um pouco mais e a força da picape impressiona. A direção é divertida e os novos ajustes trazem respostas mais agressivas. Tanto que mantém a precisão em curvas em alta velocidade. Aliás, um ponto forte também é a resposta de frenagem. Isso mesmo no fora de estrada. Afinal, dirigirmos a picape também em pista, que se mostrou eficiente. Por fim, o modelo também conta com paddle shifts, as famosas ‘borboletas’ no volante. Ou seja, o motorista pode trabalhar as trocas de marcha.
Ranger Raptor não perde em conforto
No mais, a esportividade também vai para a cabine. As soluções são as mesmas da Ranger tradicional. Ou seja, não perde conforto e nem tecnologia. Destaque para os bancos esportivos e a grande central multimídia vertical com 12,4” e conexão sem fio para Android Auto e Apple CarPlay. Há ainda painel de instrumentos de 12” que reúne as principais informações do carro, bem como uma lista recheada de recursos de assistência ao motorista. Ou seja, inclui sistemas como frenagem autônoma de emergência com reconhecimento de pedestres e ciclistas, reconhecimento de sinais de trânsito, monitoramento de ponto cego, entre outros.
Por fim, falando um pouco do visual, o principal destaque da Ranger Raptor é a grade dianteira que traz o nome da Ford em letras garrafais. Em relação às medidas, a caminhonete é ligeiramente maior que a Ranger comum. Assim, são 5,36 metros de comprimento, 2,21 m de largura e 1,93 m de altura – só o entre-eixos de 3,27 m permanece.
A Ranger Raptor é uma boa opção para quem busca uma picape mais apimentada. A pegada off-road não está só na ideia, já que o modelo entrega bastante resistência, força e conforto em trechos fora de estrada. Tem essa questão do preço mais elevado, mas é uma proposta interessante para quem deseja aventura.
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