Você está lendo...
Aceleramos: Volvo C40 Recharge mostra que gasolina é coisa do passado
Avaliação

Aceleramos: Volvo C40 Recharge mostra que gasolina é coisa do passado

Com autonomia para rodar até 444 km e um custo de R$ 75 por recarga, Volvo C40 Recharge tem desempenho de esportivo, com 0-100 km/h em 4,7 s

Diogo de Oliveira

16 de mar, 2022 · 7 minutos de leitura.

Publicidade

Volvo C40 Recharge
Volvo oferece garantia vitalícia para toda sua linha de carros no Brasil
Crédito:Volvo/Divulgação

O preço da gasolina nunca esteve tão alto no Brasil. Após o recente reajuste de 18,8% pela Petrobrás, abastecer o carro está se tornando tarefa dolorosa. Mas e se ele fosse elétrico? É o que o Jornal do Carro experimentou ao avaliar o novíssimo C40 Recharge, da Volvo. O crossover elétrico da marca sueca estreia nesta semana no mundo inteiro.

Aqui no Brasil, as primeiras 200 unidades começam a chegar no fim deste mês. Elas foram rapidamente reservadas em pré-venda no início de fevereiro, ao preço de R$ 419.950 cada uma. Por ora, o C40 vem apenas na versão topo de linha P8 Ultimate. E, tal como esperado, o SUV com estilo de cupê tem credenciais impressionantes.

Publicidade


Nesta configuração, o C40 Recharge tem dois motores elétricos, instalados um em cada eixo, que geram 408 cv de potência combinada e um torque robusto de 67,3 mkgf. Nas acelerações, o empuxe é tão forte que joga os corpos contra os assentos. A Volvo anuncia a tomada de zero a 100 km/h em rápidos 4,7 segundos.

É uma bela marca, afinal, o SUV traseira de cupê pesa 2,2 toneladas. Parte desse peso vem do pacote de baterias de íon de lítio instalado sob o assoalho. Ele tem capacidade de 78 kWh, o que garante, segundo a Volvo, autonomia de até 444 km no padrão WLTP. Além disso, recarrega 80% da energia em 40 minutos em estações de carga rápida.

Volvo C40 elétrico
Lanternas com LEDs dinâmicos formam pontilhados modernos (Volvo/Divulgação)

R$ 75 para encher as baterias

Esse é um ponto que ainda precisa evoluir. Tanto que a própria Volvo vai investir R$ 10 milhões para lançar uma malha rodoviária de carregadores de alta voltagem no País. A marca vai concluir neste mês a instalação de 13 estações com corrente direta de 150 kW. No carregador doméstico tipo AC de 11 kW, encher as baterias leva entre 7 e 8 horas.

Ou seja, o comprador do C40 terá de instalar um carregador de parede em casa. Se morar em prédio, precisará conversar no condomínio. Mesmo com o rápido crescimento da rede, abastecer um carro elétrico requer tempo. Não é como encostar no posto de combustível.

C40 Recharge
Quadro de instrumentos de 12,3" exibe mapas do sistema do Google (Volvo/Divulgação)

Mas você certamente não sentirá saudades da gasolina. Isso porque o custo para encher as baterias do C40 fica entre R$ 75 e R$ 78 na atual bandeira tarifária. Em nossa avaliação, a autonomia se revelou suficiente para quem vive em cidades grandes. A depender do quanto se roda, as baterias podem durar dias, pois o SUV recupera energia nas frenagens.



Interior "vegano" e hi-tech

O Volvo C40 Recharge também encanta pela modernidade. Não há, por exemplo, botão de partida. Com a chave no bolso, basta segurar as maçanetas para destravar as portas e, uma vez a bordo, colocar o câmbio no "Drive" e acelerar.

Volvo C40 Recharge
Interior usa materiais ecológicos e descarta couro animal (Volvo/Divulgação)

A tela multimídia de 9" em disposição vertical traz o novo sistema do Google, com loja de aplicativos e integração completa (e rápida) via conta do Gmail. Dessa forma, tem-se uma experiência personalizada. Além disso, a tela é tão rápida quanto um Apple iPad e é conectada à internet. Assim, permite que o próprio veículo "baixe atualizações" de forma remota.

Volvo C40 Recharge
C40 Recharge acelera de zero a 100 km/h em 4,7 segundos (Volvo/Divulgação)

O C40 também tem câmeras, radares e sensores que servem aos recursos semiautônomos, como os sistemas de frenagem automática no trânsito e em manobras e a câmera 360° com imagens Full HD na multimídia. No futuro, o crossover elétrico poderá, inclusive, oferecer um modo de condução totalmente autônoma, como o Autopilot, da Tesla.


Outro detalhe é o novo padrão de acabamento "livre de couro". É o primeiro modelo da Volvo sem couro animal. O crossover usa um tecido sintético chamado Mycrotech, que mistura polímero (trama plástica) e fibra de seda. Mesmo assim, transmite luxo. Quer mais? Além de "vegano", o C40 será vendido só pela internet. E a Volvo promete não demorar nas entregas.

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se

Prós

  • Motor elétrico entrega acelerações fortes em silêncio, e cabine é “ecológica” e sofisticada

Contras

  • Rede de recarga ainda é obstáculo e exige carregador residencial e preço é para poucos

Ficha Técnica

Volvo C40 Recharge

Motor

P8 elétrico, dois motores

Potência combinada

408 cv

Torque

67,3 mkgf

Câmbio

Automático

Tração

Integral AWD

Comprimento

4,44 metros

Largura

1,87 metro

Altura

1,59 metro

Entre-eixos

2,70 metros

Porta-malas

413 litros

Autonomia das baterias

444 km

Preço sugerido

R$ 419.950

Deixe sua opinião