Renault
Logan envelheceu, mas ainda convence com seu bom espaço interno (Vagner Aquino/Especial para o Estadão)

Adeus, Logan: sedã popular da Renault sai de linha sem substituto

Renault Logan tem produção encerrada na fábrica de São José dos Pinhais (PR) e últimas unidades estão à venda nas lojas

Por Vagner Aquino 01 de nov, 2024 · 3m de leitura.

Agora é para valer! O Renault Logan deixou de ser produzido no Brasil. O sedã compacto ficou 17 anos em produção na fábrica de São José dos Pinhais (PR), mas, agora, resta apenas o estoque à venda.

Embora não seja surpresa – afinal, o encerramento do modelo já tinha sido cantado por Luca de Meo, CEO global da Renault, que quis focar em modelos mais rentáveis – agora, a própria Renault confirmou o fim da produção nacional. De acordo com informações da revista Quatro Rodas, a fabricante francesa afirmou que “As últimas unidades produzidas seguem sendo comercializadas na rede de entregas”. Seja como for, a disponibilidade do modelo é reduzida.

Renault Logan
Renault/Divulgação

Breve histórico

Lançado em 2007, o sedã recebeu sua última reestilização em 2019. Apesar de nunca ter brigado pelas primeiras posições, chegou a vender quase 47 mil unidades em seu auge, em 2014. Tinha sucesso, especialmente, por conta do bom espaço interno, porta-malas generoso de 510 litros, manutenção barata e preço mais baixo que o dos rivais. Por isso, se tornou preferência de taxistas e motoristas de aplicativo.

Mas nos últimos tempos, de 2020 para cá, vendeu em média 10 mil carros por ano. Até que em 2023 não chegou a atingir 5.000 unidades emplacadas, reforçando que seu ciclo chegava ao fim. Sem previsão de uma nova geração – como aconteceu na Europa – a Renault enxugou a gama do sedã nos últimos anos. O modelo perdeu configurações com motor 1.6 e câmbio automático, por exemplo.

Renault Logan
Renault/Divulgação

No site configurador da marca, o Logan ainda aparece. Na versão de entrada Life, custa R$ 97.500. Por fim, a topo de linha, Zen, sai por R$ 101 mil. Nas duas, o mesmo motor 1.0 de 82 cv e 10,5 mkgf de torque, com câmbio manual de cinco marchas.

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