A NHTSA, agência nacional americana que cuida da segurança viária, está investigando problemas com o câmbio automático do Aura, da Saturn, subsidiária da GM. O defeito no sistema de acionamento do câmbio já teria causado ao menos sete acidentes e pode afetar outros modelos da fabricante naquele país, como o Chevrolet Malibu (de 2004 a 2008) e o Pontiac G6 (de 2005 a 2008), que têm sistemas similares de trocas de marchas.
Segundo comunicado da NHTSA, o revestimento dos cabos que fazem a conexão da alavanca de câmbio à transmissão em si podem se deteriorar, expondo os cabos – que se corroem e geram mau funcionamento do sistema. A posição da alavanca não corresponde à marcha selecionada. Com isso, um motorista pode colocar o carro em “P” (parking), mas a transmissão acionar “D” (drive) ou “R” (reverse/ré). Em alguns casos, pode simplesmente não mudar a marcha.
A agência afirma que recebeu três relatos de acidentes causados por causa do problema. A GM, quatro casos, com uma pessoa ferida. Neste acidente, o motorista selecionou “P”, saiu do carro e foi atingida por ele, que começou a se mover para trás. Em outro caso, o motorista selecionou “P” e saiu do carro, com o motor ainda funcionando; o câmbio continuou em “R” e o veículo bateu em um muro.