Você está lendo...
Agosto: projeção de recorde de vendas
Mercado

Agosto: projeção de recorde de vendas

Nos dez primeiros dias úteis do mês, os números de vendas de veículos apontam que este poderá ser o melhor mês de 2011 para a indústria automobilística no País. Alguns analistas já projetam que o mercado chegará a 340 mil unidades emplacadas até o dia...

16 de ago, 2011 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

 Agosto: projeção de recorde de vendas

Os números de vendas de veículos nos dez primeiros dias úteis de agosto apontam que este poderá ser o melhor mês de 2011 para a indústria automobilística no País. É fato que ainda é cedo para afirmar categoricamente, mas alguns analistas já projetam que o setor chegará a 340 mil unidades emplacadas até o dia 31, um recorde.

Considerando todos os tipos de veículos, inclusive ônibus e caminhões, foram comercializadas 139,6 mil unidades do dia 1º até a sexta-feira passada. Esse resultado é ligeiramente superior ao apurado nos dez primeiros dias úteis do mês passado, mas o otimismo está baseado no fato de este mês ter 23 dias úteis, ante os 21 de julho.

No acumulado do ano até sexta-feira passada, foram vendidas 2,183 milhões de unidades. No mesmo período de 2010, foram 2,011 milhões de veículos. Ou seja, a alta passa dos 8%.

Publicidade


Nas montadoras e concessionárias, a queixa é que há um contraponto: a baixa rentabilidade. Isso porque a forte concorrência estaria obrigando as empresas a reduzir as margens de lucro.

Um dos fatos que chama a atenção é o aumento da participação das vendas diretas (para empresas) nos resultados das montadoras. Segundo executivos do setor, atualmente esse tipo de operação responde por cerca de 27% dos negócios - historicamente a modalidade representava pouco mais de 20%


Deixe sua opinião