Rafaela Borges e Michel Escanhola
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O Citroën Aircross, que chega às autorizadas neste mês , mostra que o C3, lançado aqui em 2003, está defasado. O novo modelo também é feito em Porto Real (RJ) e tem carroceria igual à do europeu C3 Picasso, embora sua plataforma seja a do hatch nacional.
O diretor mundial de Design da marca, Jean-Pierre Ploue, diz que isso não será um problema para o cliente. “A convivência entre carros antigos e mais novos é um fenômeno normal”, diz. “Além disso, C3 e Aircross têm preços muitos diferentes.” O hatch compacto “antigo” parte de R$ 38.960 e a novidade, de R$ 53.900.]
“Como é grande a diferença de preço, não há confusão para o consumidor”, analisa o consultor da ADK Automotive, Paulo Roberto Garbossa. “O cliente entenderá o Aircross como um modelo completamente diferente, de outro segmento. Ele tem utilização e posicionamento distintos dos adotados no C3.”
Ante o C3 Picasso, o Aircross é 42 centímetros maior e ganhou detalhes visuais para ficar com apelo aventureiro. Assim, brigará com Ford EcoSport, Volkswagen CrossFox e as versões Adventure dos Fiat Idea e Palio, entre outros. O C3, por sua vez, compete com Volkswagen Polo e Fiat Punto.
O C3 Picasso, apresentado há dois anos no Salão de Paris, foi o primeiro modelo da nova geração do C3. O hatch da “família” chegou no ano passado.