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Uma parceria entre gigantes do mercado de mobilidade global está ganhando uma nova cara no Brasil: desde o mês de maio, está no ar o Ayvens Carmarket, plataforma de venda de automóveis de frota voltada para lojistas. Resultado da aquisição da LeasePlan pelo grupo ALD Automotive, a nova marca traz a expertise de décadas das duas empresas no mercado global – a Ayvens está presente em 38 países e a plataforma Ayvens Carmarket é um canal importante em todos eles.
“Trazemos uma expertise global na experiência de vendas para o mercado brasileiro, com a tradição de gigantes em uma plataforma robusta, funcional e transparente”, explica Pedro Reis, Country Managing Director. Para o executivo, o lançamento da nova plataforma – disponível no Brasil desde 2016 como ALD Carmarket – traz oportunidades interessantes em um país de dimensões continentais. “Temos hoje compradores de vários Estados e muitos deles compram online sem ver os carros nos pátios, o que demonstra a confiança por trás da plataforma”, ressalta.
Processo simples e transparente
Comprar um veículo pela plataforma é uma tarefa descomplicada. O primeiro passo é fazer um cadastro, restrito a pessoas jurídicas atuantes no segmento de venda e compra de carros seminovos. A partir daí, é possível conferir os lotes disponíveis no site e participar de um processo de arremate – considerado pela empresa como o mais transparente possível no mercado. “Cada lojista pode fazer uma oferta dentro da sua necessidade de negócio, e levamos isso em consideração. Queremos ter uma plataforma que não deixe qualquer dúvida para todos os participantes”, diz o Country Managing Director.
Ele também destaca o foco da empresa em atender apenas pessoas jurídicas, como revendedores e lojistas espalhados pelo País. “Nossas vendas são direcionadas a revendedores de veículos que têm como clientes os consumidores finais interessados em seminovos. Por estratégia, elegemos o setor B2B como nosso foco”, relata Pedro.
A transparência também é uma característica relevante no que diz respeito à procedência dos veículos, que são vendidos na plataforma após terem sido usados por clientes da Ayvens em outras verticais de negócio – como frotas empresariais voltadas a executivos ou equipes comerciais. “É algo que nos dá muita tranquilidade: sabemos explicar todo o histórico daquele veículo, com todas as especificações e manutenções que já foram feitas, o que é um diferencial dentro do mercado de seminovos”, destaca Reis.
O executivo destaca ainda que a visão global do negócio também está aliada diretamente ao conhecimento que as duas marcas têm do mercado brasileiro, especialmente ao compreender as preferências do consumidor e as intrincadas relações entre o mercado de veículos novos e seminovos. “Nossa expertise está diretamente ligada às projeções futuras e na maior assertividade das tendências do mercado automotivo”, afirma Pedro Reis.
Outro ponto que fortalece a estratégia da empresa é a presença de dois pátios, em Belo Horizonte e São Paulo, que servem como base das operações no território nacional. “São pátios abertos, que podem receber as visitas dos lojistas para verificar o estado dos nossos carros. Além disso, são locais onde realizamos todo o processo de vistoria e venda para as plataformas da empresa”, ressalta o executivo da Ayvens.
Preocupação sustentável
Desde o primeiro dia de operação, a Ayvens já nasceu preocupada com a sustentabilidade da mobilidade global – e não é diferente com a presença do Ayvens Carmarket aqui no Brasil. Na visão de Reis, há diversos fatores que fazem com que o negócio contribua com a tendência global de reduzir o impacto na natureza. Uma delas é a presença da economia circular, buscando aproveitar melhor os recursos que já estão disponíveis – no caso, os veículos seminovos.
Além disso, ao negociar veículos de frota que estavam sob sua gestão, a empresa é capaz de garantir o cuidado dos automóveis, utilizando um regime de manutenções preventivas que zelam não só pelo valor dos ativos, mas também por uma menor emissão de poluentes.
“Veículos operacionais e executivos que voltam ao mercado após um período de contrato, com boas condições de manutenção, garantem uma vida mais longa ao ativo, menor poluição e impacto positivo no meio ambiente”, ressalta o Country Managing Director da Ayvens no Brasil.