A Inteligência Artificial vem agindo para auxiliar o trabalho da Polícia Rodoviária Federal (PRF) na identificação de infrações graves. Afinal, já é possível tomar multas mesmo que o motorista não esteja em frente a um agente ou equipamento, pois as câmeras de monitoramento detectam motoristas infratores que cometem atos como falta de uso do cinto de segurança, ultrapassagens proibidas ou manuseio de celular ao volante, por exemplo.
Recentemente, as concessionárias da EcoRodovias passaram a contar com esse tipo de fiscalização. Os equipamentos são os primeiros do tipo em funcionamento em locais como Minas Gerais, por exemplo. Por lá, ficam nos quilômetros 81 da BR-050 e 629 da BR-365, ambas no sentido centro urbano, em Uberlândia (MG).

Por meio de um algoritmo, as câmeras captam, analisam imagens e, caso detectem uma infração, enviam alertas em tempo real para um sistema integrado ao Centro de Controle Operacional (CCO). Desse modo, a PRF pode avaliar as imagens, identificar os veículos e, por fim, emitir as notificações aos infratores.
Outros tipos de fiscalização
Desde o ano passado, a fiscalização passou a contar, também, com drones nas estradas de todo o Brasil. Os equipamentos, que voam a uma distância de até 5 km, são operados pelos próprios agentes da PRF. Depois do flagrante, o motorista passa por abordagem e, consequentemente, recebe multa.
Só com a ajuda das câmeras, a PRF tem registrado média de 30 infrações por dia. E outros sistemas estão na ativa. “Na BR-050, por exemplo, a Eco050 iniciou o monitoramento por radares de velocidade média em Uberaba (MG), enquanto nas BRs 364 e 365, a Ecovias do Cerrado foi pioneira na implementação de balanças de pesagem em movimento na velocidade da via, que ajudam a coibir acidentes causados por veículos comerciais com excesso de carga”, afirma o gerente de operações da Eco050 e da Ecovias do Cerrado, Bruno Araújo Silva.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!