Os carros estão cada vez mais tecnológicos. Entre as facilidades advindas de modelos inteligentes que trabalham durante a condução está o Adas. A sigla em inglês significa Advanced Driver-Assistance System, ou seja, Sistema Avançado de Assistência ao Motorista na tradução. Trata-se de um acumulado de ferramentas que ajudam os motoristas. Ele inclui, por exemplo, o controlador a velocidade que monitora o carro à frente, assistente para deixar o veículo entre as faixas de rolagem, detectores de pontos cegos e até sistemas que estacionam o automóvel, calculando o tamanho da vaga e movimentando volante, freio e acelerador para uma baliza perfeita.
Há cinco níveis de classificação do sistema ADAS. O mais comum nos carros nacionais é o nível 0, como, por exemplo, sensores de ponto cego, alerta de mudança de faixa e tráfego cruzado. Eles apenas alertam o motorista que deve tomar decisões com relação ao que fazer. No nível 1, o sistema também auxiliam o motorista, mas assim como no 0, ele continua responsável pela direção. Já o nível 2 tem uma automação parcial. Isto é, é composto por sistemas que controlam a direção e a velocidade simultaneamente, Ainda assim, o motorista deve estar atento e pronto para intervir.
O nível 3, por sua vez, tem automação condicional. Assim, o veículo só dirige de forma autônoma em determinadas situações, como para frear quando próximo de um obstáculo à frente. No nível 4, a automação é alta e o carro opera de forma autônoma em muitas situações. Por fim, o Nível 5 oferece automação completa. Neste caso, o carro é totalmente autônomo em todas as condições. Um exemplo é o Cybercab da Tesla, que promete dirigir sozinho, sem motorista, volante ou pedais.
Reparos exigem calibração do ADAS
A empresa brasileira Autoglass se especializou em como calibrar o sistema a fim de atender proprietários de modelos com ADAS, cada vez mais comum. A Autoglass é uma rede de lojas que atua no comércio de vidros e outras peças automotivas. Desde 2018, a empresa investe em equipamentos voltados à calibragem do sistema Adas, conforme disse Flávio Cezario, vice-presidente ds empresa em evento com a imprensa nesta quinta-feira (7). De acordo com Cezario, todas as 85 lojas da rede já estão equipadas para oferecer o serviço.
A calibragem do Adas consiste no alinhamento do sistema, com o objetivo de que fazer com que ele emita as informações corretas ao condutor. A calibração é essencial para garantir o bom desempenho do sistema. Montadoras, inclusive, recomendam fazer sempre que houver algum tipo de substituição, reparo dos componentes ou após eventuais colisões que necessitem de substituição de peças em que os sensores estão instalados, como o para-brisa.
“No para-brisa é onde fica a maioria dos sensores responsáveis por mapear o trânsito e passar informações como aproximação do carro da frente ou presença de um obstáculo, que pode ser um pedestre”, disse Cezario. Ele acrescentou que ao trocar o para-brisa e não calibrar o ADAS, o sistema passa informações incorretas ao condutor, o que compromete sua segurança. “Hoje, as lojas Autoglass de todo Brasil estão equipadas e com sua equipe técnica treinada para realizar a calibração do ADAS de todas as marcas disponíveis no mercado”, afirmou.
Como é feita a calibração do ADAS
A calibração do ADAS tem uso de um scanner de diagnóstico ou manualmente, mas sempre requer ferramentas específicas e conhecimento técnico do operador que realiza a calibração. No caso do scanner de diagnóstico, da Autoglass o software se conecta ao veículo para ler dados dos sensores e câmeras, por exemplo, por meio de um software. Os dados vão indicar onde estão as falhas do sistema. Além disso, o processo varia de acordo com o modelo do veículo. Assim, a calibração pode ser estática ou dinâmica.
Na calibração estática há um painel de calibração estático, que entre outras funções simula obstáculos. O veículo é posicionado metros à frente desse painel. Cada carro segue especificação com relação a essa distância, que não pode sofrer alteração, a fim de que a calibração ocorra sem alterações. O modelo Range Rover, por exemplo, requer posicionamento com 2,40 metro de distância do painel, conforme explicou Romildo Lagass, gerente de operações da Autoglass. “Se ficar 2,45 metros já prejudica a calibração”, acrescentou.
Já na calibração dinâmica o veículo precisa estar em movimento, equanto um técnico testa o ADAS. Dessa forma, as câmeras e sensores vão sendo ajustados enquanto ele está em movimento com a ajuda de um software. Um painel, como uma televisão com alta capacidade de resolução, por exemplo, tem uso no processo. A opção é mais barata que a calibração estática e requer menos recurso. Por isso, é mais acessível à oficinas que pretendem oferecer o serviço.
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