Você está lendo...
Alemanha autoriza circulação de carros autônomos
Notícias

Alemanha autoriza circulação de carros autônomos

Lançamento do próximo Audi A8 incentivou governo alemão a modernizar legislação sobre tráfego de veículos

Hairton Ponciano Voz

01 de ago, 2017 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Foto: Morris Mac Matzen/Reuters
Crédito:

A Alemanha é o primeiro País a autorizar o tráfego de carros autônomos de nível 3 em suas vias. O parlamento alemão tomou a decisão em maio, incentivado pela chegada do novo Audi A8, que estará no fim deste ano no mercado europeu. O modelo é o primeiro do mundo a trazer esse tipo de automação.

Até agora, os modelos disponíveis são autônomos de nível 2. Antes de maio, o uso dos sistemas semiautônomos desses veículos não estava autorizado pela lei – o motorista era obrigado a manter ao menos uma das mãos no volante. No entanto, as autoridades de trânsito eram tolerantes com a utilização dessas tecnologias, desde que o condutor, sem as mãos no volante, se mantivesse atento ao tráfego para reagir em eventuais emergências.

Com a nova lei, a atenção do condutor continua obrigatória. É imprescindível a presença de uma pessoa atrás do volante para assumir o comando do carro quando o sistema solicitar. No entanto, o motorista poderá ler e-mails e utilizar aparelhos eletrônicos, por exemplo. A autorização passará por uma nova análise em 2019.

Publicidade


Afora a lei federal alemã, existem apenas algumas experiências pontuais nos Estados Unidos. Em Nevada, há permissão para comboio de caminhões autônomos, desde que o primeiro da fila seja conduzido por motorista profissional, e os demais tenham também um condutor no posto de comando.

Deixe sua opinião