
As polêmicas em relação ao sistema de condução semi-autônoma da Tesla continuam. Agora, as autoridades de segurança alemãs declararam que o equipamento é uma “considerável ameaça no trânsito”, de acordo com documentos obtidos pelo jornal alemão Der Spiegel.
Segundo os papéis, testes feitos no país mostraram problemas que vão desde a falta de alertas ao motorista quando carro se depara com uma situação que não é capaz de lidar, ao funcionamento do sistema de frenagem automática em caso de emergências.
O ministro dos transportes da Alemanha afirmou à agência Reuters que essas conclusões fazem parte de um relatório geral sobre o funcionamento do Autopilot, e que a avaliação ainda não foi concluída. Mas mostra a preocupação das autoridades de tráfego alemãs, uma das mais rígidas do mundo, sobre o uso do sistema.
No início do ano, a agência de segurança de trânsito alemã já tinha falado sobre o caráter “beta” do sistema, alardeado pelo próprio CEO da marca, Elon Musk. A denominação deu a entender de que o sistema ainda não estaria totalmente pronto para ser usado nas ruas, e que mesmo assim foi colocado à disposição dos usuários dos carros da Tesla.
Para endossar o coro dos que ainda não veem o sistema como totalmente seguro, ele já esteve envolvido em dois acidentes fatais onde o sistema não viu a aproximação do carro de perigos nem avisou o motorista de que um comando humano seria necessário. Na China, a Tesla já foi proibida de usar o nome Autopilot, justamente por incentivar os motoristas a confiar demais na tecnologia.
Recentemente, o software recebeu várias melhorias com uma atualização, que aprimorou o uso dos sensores e radares já instalados nos carros e que passou a emitir mais avisos do status de funcionamento do carro para o motorista. Uma nova geração do Autopilot também já está em desenvolvimento, com ainda mais sensores e câmeras instalados nos carros.