Alemanha proíbe venda de Cayenne a diesel

Versão com motor V6 a diesel do SUV de luxo teve os registros proibidos após denúncia de fraude de emissões

Por Redação 28 de jul, 2017 · 2m de leitura.

O governo alemão proibiu o registro de novas unidades do Porsche Cayenne movido a diesel por lá. O motivo é que testes feito pela agência governamental de transportes KBA apontaram que o modelo equipado com motor V6 diesel está equipado com o dispositivo que reduz a emissão de poluentes quando detecta que o veículo está sendo testado.

O sistema manipula o funcionamento do motor, colocando-o em modo de aquecimento e diminuindo a emissão de CO2. O motor é o mesmo usado pelo Macan S diesel e por vários modelos da Audi, que desenvolveu o motor.

Além da suspensão de novos registros, a KBA também ordenou um recall nas 22 mil unidades do modelo já vendidas na Alemanha. A Porsche deverá recolher os Cayenne afetados e corrigir o funcionamento do software.


O banimento do modelo vem justamente numa fase de tensões entre Porsche e Audi, iniciadas por comentários do CEO da Porsche, Uwe Hueck. Na ocasião, Hueck se disse decepcionado com a Audi, e indicou a demissão de toda a gerência da marca das quatro argolas.

A Porsche já soltou um comunicado onde diz ter “detectado irregularidades no sistema de controle do motor após investigações internas”. Além disso, a marca afirma que vai continuar com auditorias nos veículos e promover melhorias em cada motor.