A Alfa Romeu anunciou seu retorno à Fórmula 1 depois de 30 anos. A fabricante fechou parceria com a Sauber e já volta a competir a partir da temporada 2018. O nome oficial da equipe será Alfa Romeo Sauber F1 Team. Os pilotos vão correr com o distintivo e as cores da marca italiana, e os carros serão equipados com motores da Ferrari.
Segundo o comunicado da empresa, o novo acordo inclui “cooperação estratégica, comercial e tecnológica em todas as áreas de desenvolvimento e proporcionará oportunidades adicionais para as duas organizações na Fórmula 1 e no setor automotivo em geral”.
A volta da marca italiana à categoria vinha sendo especulada desde o ano passado, quando presidente da Ferrari e CEO da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), Sergio Marchionne, sugeriu a possibilidade.
Agora, com a confirmação, Marchionne acredita que a parceria com a Sauber é “um passo significativo na transformação da Alfa Romeo”. Segundo o CEO, o acordo permitirá o “compartilhamento de tecnologia e conhecimento estratégico” entre as duas empresas. “Os fãs da marca terão mais uma oportunidade de apoiar a Alfa Romeo neste novo capítulo em sua lendária história esportiva”, completou.
Alfa Romeo na F1
A Alfa Romeo esteve presente na Fórmula 1 de 1950 a 1988, como construtora e fornecedora de motores. Logo em seus primeiros anos, conquistou o Mundial de Pilotos com Nino Farina, em 1950, e com Juan Manuel Fangio, em 1951. Participou apenas como fornecedora de motores entre 1961 a 1979, quando retornou como construtora, competindo pela última vez em 1985.
VEJA TAMBÉM: CARROS QUE ULTRAPASSAM OS 400 KM/H
1º Koenigsegg Agera RS: 447 km/h
O Koenigsseeg anunciou recentemente que o Agera RS bateu recorde de velocidade e se tornou o carro mais rápido do mundo. A velocidade média foi calculada após duas tentativas em direções contrárias, como exige o Guinness World Record para reconhecer a conquista.
2º Hennessey Venom GT: 435 km/h
O Venom GT atingiu a marca em fevereiro de 2014, quando se tornou o carro mais rápido do mundo à época. O modelo existe deste 2010. Seu motor é um V8 biturbo de 7 litros, que gera 1.451 cv de potência e 159,7 de torque.
3º Bugatti Veyron Super Sport: 431 km/h
A versão Super Sport do Veyron é o mais rápido da Bugatti. O modelo tem motor de 1.200 cv e 152,9 mkgf de torque. Limitado a apenas cinco unidades, o veículo tem uma carroceria de fibra de carbono exposta.
4º Bugatti Chiron: 420 km/h
O Chiron tinha tudo para ser o dono da melhor marca. Segundo a Bugatti, o carro tem capacidade para atingir 468 km/h, mas a limitação está nos pneus, que não suportariam o esforço. Seu motor W16 8.0 com quatro turbos produz 1.500 cv e 163,15 mkgf.
5º SSC Ultimate Aero: 413 km/h
O SSC Ultimate Aero Twin Turbo foi o primeiro carro de produção em série mais rápido do mundo. Foi superado em 2010 pelo Bugatti Veyron Super Sport. Seu motor é um V8 de 6,9 litros.
Hennessey Venom F5: 484 km/h (anunciada)
O mais novo modelo da Hennessey ainda não foi provar seu potencial na pista, mas, segundo a preparadora, ele chega para superar o Agera RS como carro a atingir maior velocidade máxima.