A Alfa Romeo enfim mostrou seu aguardado utilitário esportivo, o novo Stelvio. O modelo é a estrela da marca no Salão de Los Angeles, nos EUA, e usa a mesma plataforma do sedã Giulia, com quem também compartilha motores e transmissão.
Isso significa que o Stelvio também tem uma versão esportiva Quadrifoglio, com o V6 biturbo de 2,9 litros e 512 cv do três volumes. Com ele, o novo SUV italiano acelera de 0 a 100 km/h em apenas 3,9 segundos e chega a 284 km/h. O Stelvio tem ainda tração integral com sistema de vetorização do torque no diferencial para melhor tração em condições adversas. O câmbio é automático de oito marchas.
Publicidade
Além da Quadrifoglio, o modelo terá versões “civis”, a básica e a intermediária Ti. Ambos usam um 2.0 turbo de 280 cv também acoplado à transmissão automática de oito velocidades e com tração integral.
O jipão tem ainda modos de condução, acionados por um botão no console central, que altera o comportamento do carro de acordo com as preferências do motoristas. A versão esportiva Quadrifoglio ainda têm um modo especial para uso em pista.
Com visual esportivo, o Stelvio tem muitos elementos já vistos no Giulia, como os faróis afilados e o enorme V no centro da grade frontal, característico dos Alfa Romeo.
Por dentro, há tela sensível ao toque de 6,5 polegadas (uma de 8,8″ é opcional), sistema de som da Harman Kardon e uma série de sistemas de segurança, como controle de cruzeiro adaptativo, alertas de colisão e manutenção de faixa de rolagem e monitores de ponto cego.