Tem carro que é bonito antes de ficar pronto. Já na linha de montagem, ainda sem receber os “enfeites” (rodas, faróis, lanternas, pintura, etc.), alguns automóveis mostram beleza de nascença, expressa nas curvas da lataria.
Os acabamentos podem realçar ainda mais suas características originais, mas a base está ali, feita. É o caso, por exemplo, de modelos como Range Rover Evoque e Volkswagen Golf. Sim, esse tema é repleto de subjetividade, mas quando algum automóvel agrada a maioria das pessoas, a subjetividade fica diluída.
Outros modelos não têm um “DNA” tão bom. Nascem com uma falha aqui e ali, mas dependendo dos retoques finais o resultado pode ser satisfatório.
E há os casos de difícil solução, falando em termos estéticos. Quando a maioria diz que tal carro é feio, há pouca probabilidade de ele ser bonito. Às vezes, uma reestilização de meia vida resolve ou ameniza o problema (caso do Chevrolet Cobalt e Toyota Etios, por exemplo), mas dependendo da gravidade da situação não há plástica que resolva.
Elegemos alguns modelos que jogam nos “dois times”. Veja a galeria:
Volkswagen Golf
Tem carro que é bonito de nascença. Você olha a carroceria na linha de montagem, sem nenhum acabamento, e percebe que dali vai sair coisa boa. É o caso do Volkswagen Golf.
Range Rover Evoque
O Range Rover Evoque é outro exemplo de carro que nasceu muito bem. Mesmo hoje, após sete anos de mercado, o modelo ainda chama a atenção nas ruas. Tem linhas agressivas e bem esportivas, especialmente considerando-se que se trata de um carro com aptidão off-road. É atraente até em forma de vetor (somente com os traços que definem suas proporções).
Range Rover Evoque
O Range Rover Evoque é outro exemplo de carro que nasceu muito bem. Mesmo hoje, após sete anos de mercado, o modelo ainda chama a atenção nas ruas. Tem linhas agressivas e bem esportivas, especialmente considerando-se que se trata de um carro com aptidão off-road. Até o reflexo de seu formato no chão, à noite, é atraente.
Range Rover Evoque
O Range Rover Evoque é outro exemplo de carro que nasceu muito bem. Mesmo hoje, após sete anos de mercado, o modelo ainda chama a atenção nas ruas. Tem linhas agressivas e bem esportivas, especialmente considerando-se que se trata de um carro com aptidão off-road.
Fiat 500
A releitura moderna do Fiat 500 acabou ficando tão charmosa como o modelo original (produzido entre 1957 e 1975), só que com um pouco mais de espaço, claro. Na versão esportiva (como esse Abarth) ou comportada, com carroceria fechada ou conversível, o carro sempre exibe suas linhas elegantes.
Audi R8
O Audi R8 nem precisa estar com o motor ligado para encantar. De qualquer ângulo, tem visual impactante.
Peugeot 208
O Peugeot 208 encantou tanto quando o 206. A diferença é que o 206 era um pouco mais agressivo, com seus faróis espichados. Já o 208 tem estilo um pouco mais comportado e simpático, mas igualmente marcante.
Ford Fiesta
O Ford Fiesta está prestes a receber reestilização no Brasil (na Europa, ele já mudou de geração). Mas, até hoje, o modelo que passou a ser feito em 2013 no Brasil ainda encanta, com suas linhas agressivas, que denotam boa dose de esportividade.
Renault Logan
O Logan, originalmente desenvolvido pela romena Dacia (empresa do grupo Renault), nasceu como um automóvel pragmático: oferecia ótimo espaço para pessoas (mesmo as grandes) e bagagens. Um dos requisitos do projeto é que deveria haver espaço no banco de trás para que homens pudessem se acomodar mesmo que estivessem calçando pesadas botas para neve, já que o modelo se destinava também a países do leste europeu, que têm inverno intenso. Ele cumpria os requisitos técnicos, já os estéticos...
Chevrolet Spin
Dificilmente seria possível fazer um monovolume bonito partindo-se do Cobalt. E não deu outra. O Spin não agrada de frente e tem traseira pouco inspirada.
Nissan Livina
A minivan Livina nasceu com cara de projeto antigo, no final dos anos 2000. Linhas retas, sem nenhuma inspiração. Foi embora e não deixou saudades, pelo menos do ponto de vista estilístico.
Nissan Versa
O sedã Versa, derivado do Clio, tem bom espaço. Mas é outro projeto da Nissan que aparentemente passou pelo departamento de estilo da marca japonesa quando os designers estavam atravessando um mau momento. Aqueles faróis e aquelas lanternas...
Toyota Etios
O Etios foi lançado no Brasil em 2012, e com ele a Toyota replicava aqui o mau desempenho de vendas que estava sendo verificado na Índia (onde havia chegado dois anos antes). Como o Renault Logan, tinha bom espaço para pessoas e carga. E, também como o concorrente, exibia um visual difícil de engolir. Com a reestilização de 2016, o modelo melhorou, mas apenas porque seria muito difícil não melhorar.
Chevrolet Cobalt
Outro sedã espaçoso e de desenho pouco inspirado. O Cobalt nasceu com linhas quadradas (bem à moda do Logan) e enormes faróis. Pelo menos melhorou na reestilização de 2015, assim como o Renault.