O Porsche 911 e seus rivais pertencentes a marcas como Maserati e Lotus, por exemplo, vão ganhar mais um concorrente. Em 2028, o Alpine A310 entrará na batalha dos modelos esportivos. Os planos da marca francesa, que faz parte do Renault Group, é vender, também, na América do Norte, repetindo a rivalidade do A110 com os alemães 718 Cayman e Boxster.
De acordo com o site Autocar, a Alpine vai lançar o novo modelo por sentir falta de uma opção de carro com quatro lugares no portfólio. “O A110 é limitado em volume porque é um carro de dois lugares, e sabemos que adicionar mais dois assentos em um novo carro fará grande diferença”, disse o diretor de marketing da empresa, Bruce Pillard, à publicação.
O modelo terá base na nova plataforma elétrica Alpine Performance Platform (APP), da Alpine. A nova arquitetura será lançada no A110 elétrico, em 2026. Em síntese, destinada a modelos esportivos movidos a bateria. Os demais lançamentos da marca previstos para o futuro próximo – o hatch A290 e o SUV A390 – usarão variações de plataformas do Renault Group.
Tecnologia de ponta
A expectativa para o novo modelo é grande, afinal, o CEO da Alpine, Philippe Krief, tem no currículo passagens como diretor de engenharia na Ferrari, diretor técnico na Alfa Romeo e chefe de engenharia e desempenho de produtos na equipe de F1 da Alpine. Ou seja, engenharia e tecnologia não vão faltar ao A310. É tanto que soluções como software de gerenciamento de energia – na forma de vetorização de torque ativo – já consta nos planos. A ideia do executivo é proporcionar a mesma dinâmica de direção de um carro leve.
Já na estética, espera-se um estilo retrô, que rememore o modelo original – 1971 a 1984. Portanto, dianteira angular e traseira curva, onde o vidro forma uma espécie de bolha, pode fazer parte do design. O novato deverá adotar a mesma configuração de três motores – um na frente e dois atrás – do futuro SUV A390. Números de potência e demais dados não foram especificados.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!