Em 2021, a Alpine deixou de ser apenas a divisão esportiva da Renault para ser uma submarca foca em carros elétricos. E, à época, o três lançamentos nos próximos anos. O primeiro foi o A290, um rebadge do hatch Renault 5 E-Tech. Agora, a francesa coloca no calendário o segundo o modelo, o crossover A390, que surgirá dia 27 de maio na França. De quebra, será o início das comemorações de 70 anos de história da Alpine.
O A390 usará a plataforma AmpR Medium, antes conhecida por CMF-EV, a mesma do Mégane E-Tech, por exemplo. Por outro lado, esteticamente, o inédito veículo vai trazer inspiração do conceito A390_β, mostrado no Salão de Paris (França) no ano passado. Mas sem os futurismos, claro. O design deve manter as linhas afiadas, os faróis interligados com luzes diurnas de 12 LEDs triangulares e a grade fechada. As portas em formato suicida, no entanto, devem dar lugar à peças convencionais.

Alpine de 600 cv?
Atrás, o destaque deve ser lanterna que ocupa toda a largura do carro e ainda invade um pouco a lateral. Na ocasião, a Alpine disse que o conceito estava 80% pronto em relação à versão de produção. Os 20%, com certeza, devem ser do interior, já que a cabine do protótipo exibido no motorshow parisiense é bem longe da realidade.
Ademais, a potência, ainda é segredo. Mas publicações europeias especulam que possa ultrapassar os 600 cv nas versões mais dinâmicas graças à três motores elétricos. A única certeza é que o A390 terá uma bateria com 87 kWh de capacidade e, dependendo das configurações, pode prover uma autonomia de mais de 500 km.
E o terceiro modelo? Ao que tudo indica que será o A310, um cupê de quatro lugares para rivalizar com o Porsche 911 e uma releitura do icônico A110.
Siga o Jornal do Carro no Instagram!