Aluno de doutorado da Politécnica (Escola da Engenharia de SP) da USP, o engenheiro Anderson de Lima, criou o projeto de um carro leve urbano com motor elétrico e que atende aos mais exigentes requisitos de segurança veicular.
Sem nome, o projeto tem dimensões de 1,25 metro de largura, 2,60 m de comprimento e 1,65 m de altura, ocupando cerca de metade do espaço de um carro compacto. Ou seja, assim em uma mesma faixa poderiam rodar dois deles no lugar de apenas um. Fora isso, o carro é extremamente leve, com apenas 500 quilos.
Na parte de motorização, a ideia é instalar quatro unidades elétricas instaladas nas rodas. Sem as baterias, o peso do veículo é de 400 kg, mas o projeto contempla também a possibilidade de um conjunto híbrido, seja a combinação elétrico-etanol ou elétrico-gasolina.
Segundo o orientador da pesquisa, o professor Marcílio Alves, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli-USP, o carro segue os requisitos que foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como meta para segurança, que são mais rígidos que as regras vigentes no País no momento.