Você está lendo...
Alunos da USP criam carro urbano de 500 kg
Notícias

Alunos da USP criam carro urbano de 500 kg

Projeto da Poli (USP) quer provar que veículo leve também pode atender aos requisitos de segurança globais

19 de mai, 2016 · 2 minutos de leitura.

Publicidade

 Alunos da USP criam carro urbano de 500 kg
Carro seria equivalente a metade de um carro compacto atual

Aluno de doutorado da Politécnica (Escola da Engenharia de SP) da USP, o engenheiro Anderson de Lima, criou o projeto de um carro leve urbano com motor elétrico e que atende aos mais exigentes requisitos de segurança veicular.

Sem nome, o projeto tem dimensões de 1,25 metro de largura, 2,60 m de comprimento e 1,65 m de altura, ocupando cerca de metade do espaço de um carro compacto. Ou seja, assim em uma mesma faixa poderiam rodar dois deles no lugar de apenas um. Fora isso, o carro é extremamente leve, com apenas 500 quilos.

Publicidade


Na parte de motorização, a ideia é instalar quatro unidades elétricas instaladas nas rodas. Sem as baterias, o peso do veículo é de 400 kg, mas o projeto contempla também a possibilidade de um conjunto híbrido, seja a combinação elétrico-etanol ou elétrico-gasolina.

Segundo o orientador da pesquisa, o professor Marcílio Alves, do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Poli-USP, o carro segue os requisitos que foram estabelecidos pela Organização das Nações Unidas (ONU), como meta para segurança, que são mais rígidos que as regras vigentes no País no momento.


Deixe sua opinião