Depois da pré-venda da Amarok V6 3.0 turbodiesel feita em dezembro, a Volkswagen realizou hoje o lançamento oficial da picape. O modelo chega apenas na versão topo de linha, Highline, por R$ 184.990. O único opcional são as rodas de 19 polegadas, por R$ 2.720 (de série, ela vem com conjunto aro 18).
Em relação à versão Highline 2.0, a 3.0 V6 diferencia-se apenas pelas capas de retrovisores pintadas de preto, além dos emblemas “V6” na grade dianteira e tampa traseira. Por dentro, o display digital no quadro de instrumentos é colorido.
O motor 3.0 a diesel é semelhante ao utilizado no Audi Q7, mas adaptado às condições específicas de uma picape, ou seja: tem menos potência, mas oferece mais torque. No SUV da Audi, ele gera 333 cv. Na Amarok, são 225 cv, o que faz dela a picape mais potente da categoria. O torque é de 56,1 mkgf, disponível a partir de 1.500 rpm.
Publicidade
Motor tem função overboost
A turbina tem geometria variável, para melhorar o desempenho em qualquer faixa de rotação. Além disso, há ainda a função overboost, que eleva a potência em mais 20 cv e o torque em mais 3 mkgf, durante dez segundos. A intenção é melhorar as ultrapassagens.
Nesse caso, momentaneamente a potência pode chegar a 245 cv, e o torque passa dos 59 mkgf.
Essa força extra aparece quando a borboleta de aceleração está a 70% de seu curso total. Na prática, é quando o acelerador está quase no kickdown (fim de curso).
A Volkswagen declara aceleração de 0 a 100 km/h em oito segundos. O câmbio é automático de oito marchas. Para segurar o ímpeto da picape, a Amarok V6 é também a única da categoria com discos de freio também na traseira.