Você está lendo...
Carro autônomo da Amazon, Zoox não tem frente nem traseira
Notícias

Carro autônomo da Amazon, Zoox não tem frente nem traseira

O slogan do conceito de táxi autônomo criado pela Zoox, subsidiária da Amazon, é "construído para passageiros, não motoristas"

José Antonio Leme

16 de dez, 2020 · 3 minutos de leitura.

Publicidade

Zoox Fully Autonomous Vehicle
Crédito:Zoox Fully Autonomous, All-electric Robotaxi

A Amazon divulgou as primeiras imagens do seu carro autônomo. O modelo foi produzido e desenvolvido pela subsidiária Zoox. O modelo que é basicamente uma caixa quadrada, além de autônomo é também elétrico. Focado no transporte, não em te permitir guiar, tem como slogan "construído para passageiros, não para motoristas".

O modelo é bidirecional, com design igual de ambos os lados. Assim, ele pode simplesmente mudar de direção sem precisar se preocupar com faróis ou lanternas, já que as luzes são em pares também. As quatro rodas esterçam, o que permite ao Zoox da Amazon realizar manobras em locais mais apertados que os carros convencionais.

zoox
ZOOX

Publicidade


As portas são corrediças, como as do metrô, outro exemplo de mobilidade. Os bancos também são, e ficam virados de frente uns para os outros. Como se espera desses produtos, há várias entradas USB para que os passageiros possam conectar seus dispositivos para carregar. Nas laterais há telas que mostram informações sobre sua viagem e o destino.

A empresa promete que segurança será primordial. Por isso ele aposta em câmeras, sistemas de radar e sensores LIDAR. Projetado com visão de 270º para evitar pontos cegos, o Zoox pode rastrear objetos e pessoas se movendo. Ele tem ainda sistema de air bags para os ocupantes.

zoox
ZOOX

Até 120 km/h com motor elétrico

A força-motriz do Zoox vem de uma bateria de íons de lítio com 133 kWh de capacidade. Segundo a subsidiária da Amazon, isso é suficiente para 16 horas contínuas de uso antes de outra recarga. A velocidade máxima declarada é de 120 km/h.

Por enquanto apenas em testes, o Zoox está rodando em ruas de São Francisco, Las Vegas e na cidade sede da companhia, a Foster City, na Califórnia. A empresa ainda não deu data de quanto irá iniciar o serviço de transporte por aplicativo, mas "espera que logo".

O Jornal do Carro está no Youtube

Inscreva-se


Deixe sua opinião