Carros como o Mercedes-AMG C 63 S reúnem o melhor de dois mundos. Esportivos preparados de fábrica, conseguem oferecer uma dose essencial de conforto para o dia a dia, mas são também feras que rugem alto, correm muito e têm comportamento brutal em certas ocasiões.
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O modelo da Mercedes-AMG passa a ser importado agora com as mudanças que foram implementadas na linha Classe C produzida no Brasil. A versão preparada, porém, não é feita aqui. Vem da Alemanha.
Além do sedã C 63 S, avaliado pelo Jornal do Carro e tabelado em R$ 546.900, a linha tem as versões C 63, com preço de R$ 499.900, e C 63 S Coupé, por R$ 555.900. O motor é sempre o 4.0 V8 biturbo, com 476 cv no C 63 e 510 cv nos modelos “S”.
Desempenho
Embora o V8 não tenha passado por alterações, o câmbio do C 63 S é novo. O antigo automatizado de duas embreagens e sete marchas deu lugar a um de nove velocidades, chamado pela Mercedes-Benz de MCT.
A montadora informa que a transmissão é automática, mas o sistema tem embreagens – mais de duas.
De acordo com a Mercedes, sua vantagem é promover reduções de quinta para segunda marcha, por exemplo, sem necessidade de passar pela quarta e terceira, aumentando a velocidade do processo.
Velocidade, inclusive, é com o AMG C 63 S. Independentemente do modo de condução escolhido, o carro preparado faz as costas dos ocupantes grudarem nos bancos semiesportivos quando a pressão no pedal do acelerador é forte.
Não à toa. Além da alta potência e do câmbio extremamente rápido, o torque é impressionante, de 71,4 mkgf a apenas 2.000 rpm. De acordo com informações da fabricante, o carro acelera de a0 a 100 km/h em apenas 4 segundos e atinge 290 km/h de velocidade máxima.
Modos de condução
O carro tem diversos modos de condução, que alternam as respostas de amortecedores, motor, câmbio e até direção. Há o confortável, o esportivo, o superesportivo e o Race (corrida, em tradução literal). O modelo também traz um modo para pisos escorregadios.
O processo de acelerar é sempre acompanhado por um ronco forte do V8, que fica mais assustador ainda no modo Race, quando as mudanças de marcha são feitas em rotação mais elevada. Nesse caso, o som lembra o de um “motorzão” aspirado, mesmo abafado pelo trabalho das duas turbinas. Além disso, dá para ouvir as marchas “raspando” nas reduções.
O modo Race também reduz a quase zero a assistência à estabilidade. Nesse caso, é bom ficar atento, principalmente em pisos molhados, pois o torque forte despejado nas rodas traseiras (onde está a tração do carro) faz essa parte do AMG C 63 S balançar bastante ao se acelerar forte.
O carro é bom de curvas, grudado no chão. Tem direção direta e progressiva, que vai ficando mais dura em velocidades mais altas. Outro destaque é o bloqueio do diferencial, que reduz o escorregamento das rodas internas nas curvas.
Vídeo relacionado: Teste do Mercedes-Benz C 200 EQ Boost
Outras mudanças do AMG C 63 S
Por dentro, o C 63 S passa a vir com painel virtual, em tela de 12,3”″. O quadro é totalmente configurável; o motorista pode escolher as informações que quer ver em destaque.
A central multimídia é nova, e passa a trazer os sistemas de espelhamento Apple CarPlay e Android Auto. A tela de 10,2”″ não é sensível ao toque. Ela pode ser comandada por botões no volante ou no console central. Já a alavanca do câmbio, na coluna de direção, é facilmente confundida com a do limpador de para-brisas.
Por fora, há agora faróis full-LEDs, lanternas com nova disposição de luzes e um novo spoiler sobre o porta-malas.
A grade é exclusiva das versões AMG. Ela traz o estilo chamado pela Mercedes-Benz de Panamericana, com elementos verticais, e é igual à do AMG GT. O carro também se diferencia das versões convencionais pelo uso de preto nos para-choques, teto, capa do retrovisor e rodas. O volante é exclusivo dos Classe C AMG.
Ficha técnica – Mercedes-AMG C 63 S
Motor – 4.0, V8, 32V, biturbo, gasolina
Potência – 510 cv a 5.500 rpm
Torque – 71,4 mkgf a 2.000 rpm
Câmbio – Automático, nove marchas
Tração – Traseira
0 a 100 km/h – 4 segundos
Velocidade máxima – 290 km/h
Comprimento – 4,68 metros
Entre-eixos – 2,84 metros
Porta-malas – 435 litros
FONTE: MERCEDES-BENZ
Prós
Carro é visceral – rápido e bom de curvas –, mas pode oferecer dose de conforto essencial para o dia a dia.
Contras
Sistema
multimídia não é sensível ao toque e alavanca do câmbio na coluna de direção confunde motorista