Andamos na versão 'básica' do Volvo XC60

Jipe da montadora sueca parte de R$ 144.950 na configuração Comfort; motor é um 2.0 turbo de 245 cv

Por 06 de fev, 2015 · 4m de leitura.

Versão mais barata do utilitário Volvo XC60, a Comfort, tabelada a R$ 144.950, é um daqueles produtos que mostram que nem sempre é necessário levar o pacote completo para se ter um bom carro nas mãos. Mesmo sendo o mais simples da linha, ele tem praticamente o mesmo visual das configurações mais caras, com direito até a faróis de xenônio direcionais e LEDs de uso diurno. Além disso, custa pouco mais do que modelos menores, como BMW X1 e Audi Q3, cujas tabelas partem de cerca de R$ 135 mil.

O interior é elegante. Ainda assim, falta comodidade, pois não há itens como sensores de estacionamento e navegador GPS. Além disso, os bancos têm regulagens manuais – embora sejam revestidos de couro – e o painel é analógico (o dos demais XC60 é digital).


Há, em contrapartida, ar-condicionado com duas zonas de temperatura e itens de segurança que são a marca registrada da Volvo, como sistema de frenagem automática que reduz o risco de colisões.

Em movimento, o valente 2.0 turbo que gera 245 cv e bons 35,7 mkgf de torque surpreende pela disposição com que move as quase duas toneladas do utilitário. O XC60 é ágil e o câmbio automático de oito marchas faz seu ótimo trabalho praticamente sem ser percebido. Além disso, auxilia a garantir consumo urbano acima de 8 km/l, aferido no computador de bordo do veículo.

A direção não é muito precisa, mas não compromete a segurança. Já a suspensão é ruidosa e dá baques secos em buracos e asfaltos irregulares.


Ficha Técnica

Preço sugerido: R$ 144.950

Motor: 2.0, turbo, 4 cil., 16V, gasolina

Potência (cv): 245 a 5.500 rpm

Torque (mkgf): 35,7 a 1.500 rpm

Câmbio: Automático, oito marchas

XC60 Comfort

Prós:

DESEMPENHO: Motor 2.0 turbo ‘carrega’ sem sufoco as duas toneladas do XC60 e ainda é econômico.

Contras:

COMODIDADE: Falta GPS, sensores de estacionamento e ajuste elétrico para os bancos.