Marcas de luxo como Audi, BMW e Mercedes-Benz vêm apostando em carros mais em conta para impulsionar suas vendas no País. A sueca Volvo segue a mesma cartilha do luxo acessível com o novo V40 Comfort. Exclusiva para o mercado brasileiro, a versão mais despojada do hatch belga custa R$ 112.950 – são R$ 11,6 mil a menos que a opção Dynamic.
Ar-condicionado digital com duas zonas, controles de tração e estabilidade, partida por botão e sistema start&stop (que desliga e religa automaticamente o motor em paradas de semáforo, por exemplo) são itens de série. Por outro lado, não há controle de velocidade de cruzeiro e os sensores de obstáculos e de acionamento automático dos limpadores de para-brisa, disponíveis na opção de topo.
Os bancos são revestidos de couro, mas não têm ajustes elétricos e apoio de braço. A ativação do navegador GPS é cobrada à parte pela concessionária.
O belo desenho do V40 atrai olhares nas ruas. Mas, por causa do teto baixo, há pouco espaço atrás para pessoas com mais de 1,80 metro e a visibilidade é limitada. Já quem viaja na frente desfruta de boa dose de conforto.
A qualidade do acabamento interno agrada. Mas o painel com instrumentos analógicos é bem menos vistoso que o das versões mais caras do modelo.
Em movimento, o V40 tem dupla personalidade. No trânsito urbano, é dócil e silencioso. Quando provocado, porém, o hatch responde com acelerações consistentes, embora o som que sai do escapamento esteja mais para sussurro que para urro. Além disso, as curvas são contornadas com precisão.
Na ponta do lápis, o V40 Comfort pode ser uma opção interessante. Mercedes A200 e BMW 116i têm preço similar, mas entregam, respectivamente. 136 e 156 cv. Já a versão do Audi A3 com os mesmos 180 cv sai por R$ 131.920.