LUÍS FELIPE FIGUEIREDO
Ele lembra um hatch, mas a carroceria de 4,58 metros de comprimento está mais para a de peruas. A Mitsubishi o chama de sportback, por causa do desempenho de entusiasmar qualquer família. Falamos da versão intermediária do Lancer, que chega com tabela de R$ 149.990. A linha, cuja versão de topo é o sedã Evolution X, terá uma opção de entrada em novembro. Por ora os carros são importados – algumas das configurações serão feitas em Goiás a partir de 2014.
Voltando ao carro avaliado, ele traz a assinatura Ralliart. É a primeira vez que a Mitsubishi vende aqui um modelo de sua divisão de preparação
O Lancer Sportback Ralliart é uma versão mansa do bruto Evolution X. Sob o capô traz o mesmo motor 2.0 com turbo e resfriador do ar de admissão que desenvolve 250 cv a 6.000 rpm (45 cv a menos que o sedã) e 35 mkgf de torque máximo a 2.500 giros.
Essa força chega às rodas por meio da transmissão automatizada de seis marchas e dupla embreagem – também a mesma do três-volumes. A caixa tem opção normal ou esportiva, alterada por uma tecla ao lado da alavanca de câmbio. As trocas podem ser feitas manualmente, por aletas na coluna de direção.
A tração é 4×4, dividida entre os eixos sempre em 50%. O diferencial central tem três modos: asfalto, cascalho e neve, acionados por outra tecla.
Embora não pregue as costas dos ocupantes nos bancos em acelerações, esse Mitsubishi mostra várias qualidades. É muito equilibrado e estável em curvas. Nisso é ajudado pelo ótimo acerto das suspensões, independentes nas quatro rodas, que lhe permite usar pneus de perfil bem baixo 215/45 R18.
A posição de dirigir poderia ser melhor se houvesse ajuste de distância para a direção.
Bem equipado, o Lancer Sportbak Ralliart traz faróis bixenônio, sistema de som com tela sensível ao toque, nove air bags e auxílio para saída em rampa. De opcional há teto solar, a R$ 3.500.