Andamos no Land Rover Discovery Sport

Sucessor do Freelander chega até maio e terá motor 2.0 turbo de 240 cv e câmbio de nove marchas

Por 18 de jan, 2015 · 6m de leitura.
A partir do ano que vem, Discovery Sport será feito no Brasil

Selfos, Islândia – Principal lançamento da Land Rover em 2015, o Discovery Sport chega ao Brasil entre abril e maio com motor 2.0 a gasolina de 240 cv e câmbio automático de nove marchas por R$ 179.900. Por ora, o sucessor do Freelander, que ainda tem unidades em estoque, virá da Inglaterra, mas a partir do ano que vem será feito também na fábrica que a empresa está erguendo em Itatiaia, no Rio de Janeiro. Por aqui, a novidade concorrerá com Volvo XC60, Audi Q5, BMW X3 e Hyundai Santa Fe, entre outros.

Com a mesma base mecânica do Evoque, mas bem mais espaçoso e com capacidade para até sete pessoas, o novo modelo deverá ser o carro-chefe da marca no País. Uma versão com motor 2.2 turbodiesel de 190 cv também será oferecida aos brasileiros. Sua data de chegada ainda não foi divulgada – poderá ocorrer ainda no segundo semestre.


O Discovery Sport adota a identidade visual lançada no Evoque, que representou uma divisor de águas para a Land Rover, e se tornou um sucesso em todo o mundo. Com 4,59 metros, o novo utilitário-esportivo tem o mesmo comprimento do Freelander e é 9 cm mais curto que o Discovery de sete lugares.

Ainda assim a cabine é ampla graças aos 2,74 metros de distância entre os eixos – são 8 cm a mais que no antecessor. No porta-malas a vantagem é de 21 litros com os bancos em posição normal.

Com ótimo acabamento e repleto de itens de conforto e segurança, o Discovery Sport traz de série tração nas quatro rodas, head up display e sistema de gerenciamento eletrônico com cinco modos de condução. Controles de tração, estabilidade e oscilação da carroceria, largada e descida em rampas também fazem parte do pacote.

PRIMEIRAS IMPRESSÕES

Em um test drive de cerca de 60 km, com percurso em estrada asfaltada, com trechos molhados e neve, o carro se saiu muito bem. As acelerações são vigorosas e, mesmo durante uma tempestade com fortes ventos laterais o modelo se manteve firme, passando a sensação de muita segurança ao motorista.

Ao cruzar uma barreira de neve, na qual as rodas perderam a tração por um breve instante, imediatamente os controles eletrônicos entraram em ação e corrigiram a trajetória sem a interferência do motorista. A direção, com assistência elétrica é firme na medida certa e os freios são bem dimensionados.

As suspensões, independentes na dianteira e Multi-link na traseira absorvem as imperfeições do piso de forma eficiente e garantem conforto a bordo. Independentemente do ângulo da curva, mantém a carroceria estável.

MERCADO

O segmento de utilitários-esportivo, que viraram o sonho de consumo entre a maioria dos consumidores, terá várias novidades neste ano.

Entre elas está o Renegade, que a Jeep deve lançar no Brasil entre março e abril, o Honda HR-V, baseado na linha Fit, e o Peugeot 2008. Todos disputarão compradores com o Ford EcoSport e o Renault Duster.

O crossover Lexus NX200, que concorrerá diretamente com o Evoque, e o Citroën DS6, rival de Mercedes-Benz GLA e Audi Q3, também estão a caminho.

VIAGEM FEITA A CONVITE DA LAND ROVER